Correio da Manhã Weekend

PORTAS E MELO NA CAMPANHA SEM INCOMODAR

-

Tornou-se um dos temas da campanha, com os partidos de esquerda a acusarem o PSD de eleitorali­smo, por ter avançado com a proposta da transferên­cia do Tribunal Constituci­onal para Coimbra em vésperas de autárquica­s. Ontem, a medida foi aprovada no parlamento na generalida­de, com os votos a favor do PSD, CDS, Iniciativa Liberal e oito deputados do PS.

O projeto de lei social-democrata, que baixou à primeira comissão, prevê ainda a transferên­cia para a cidade do Mondego, em 2023, do Supremo Tribunal Administra­tivo e da Entidade das Contas e Financiame­ntos Políticos, que funciona na dependênci­a do Constituci­onal.

Depois de passar pela comissão especializ­ada, o diploma terá ainda de ser sujeito a votação final global. Por envolver alterações na organizaçã­o dos tribunais referidos o projeto só será aprovado se contar com a aprovação da maioria absoluta dos deputados em efetividad­e de funções.

Apesar de alguns deputados do PS apoiarem a medida, a liderança da bancada parlamenta­r socialista já fez saber que se oporá à deslocaliz­ação da Entidade das Contas, porque Lisboa acolhe a maioria da sedes partidária­s.n O presidente do CDS-PP apelou ontem ao voto, na Chamusca e em Torres Novas, pedindo “força” para “derrotar o socialismo” nestas autárquica­s. Confrontad­o com as participaç­ões de Nuno Melo e Paulo Portas na campanha, assegurou que não ficou incomodado. Na última quarta-feira Paulo Portas esteve ao lado de João Almeida (adversário do atual líder no último congresso). Já o eurodeputa­do Nuno Melo marcou presença na quinta-feira em Oeiras, ao lado de Nuno Gusmão, crítico da liderança do CDS. “Não me incomodo rigorosame­nte nada, eu acho que é um sinal de vitalidade, de mobilizaçã­o e unidade do partido”, afirmou Francisco Rodrigues dos Santos.

ÚLTIMA DECISÃO DEPENDE DE MAIORIA ABSOLUTA NA VOTAÇÃO FINAL GLOBAL

n

 ?? ?? Transferên­cia teve os votos favoráveis da direita e de oito deputados do PS
Transferên­cia teve os votos favoráveis da direita e de oito deputados do PS
 ?? ?? O líder do CDS apelou ontem ao voto para “derrotar o socialismo”
O líder do CDS apelou ontem ao voto para “derrotar o socialismo”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal