Correio da Manhã Weekend

Mais gente a viajar

TRÁFEGO r Aeroportos nacionais receberam em julho 2,8 milhões de passageiro­s, mais do dobro face a 2020

- JOÃO MALTEZ* *COM LUSA

Omovimento nos aeroportos nacionais mais do que duplicou em julho, face ao mesmo mês de 2020, ao atingir 2,8 milhões de passageiro­s, mas ficou cerca de 56% abaixo do registado antes da pandemia, revelam os dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE).

Ainda assim, entre janeiro e julho de 2021, coincidind­o o primeiro trimestre com uma das fases mais agudas da crise sanitária causada pela Covid-19, foi observada uma quebra de 26% no total dos passageiro­s nos aeroportos nacionais face ao ano passado, e uma baixa profunda de 75,8% comparando com o período homólogo de 2019, ano em que o turismo nacional contou com o seu melhor ano de sempre.

Por aeroporto, até julho, Lisboa movimentou 45,5% do total de passageiro­s, embora tenha registado uma quebra de 38,8% comparativ­amente ao ano anterior, o que represento­u, segundo o INE, a redução mais acentuada no conjunto dos principais aeroportos nacionais.

Consideran­do o volume de passageiro­s desembarca­dos e embarcados em voos internacio­nais, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, seguido, com o volume mais reduzido, pelo Reino Unido e Alemanha.n -

A subida dos preços da eletricida­de vai obrigar a papeleira Navigator a reduzir o investimen­to em Portugal, segundo fonte da empresa citada pelo jornal online ‘Eco’. Em causa está a perda de competitiv­idade face a concorrent­es europeus de outros países, face ao aumento dos custos da energia.n

 ?? ?? Aviação
Em julho aterraram no País 15 600 aviões em voos comerciais, mais 75,8% face a 2020.
Aviação Em julho aterraram no País 15 600 aviões em voos comerciais, mais 75,8% face a 2020.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal