Correio da Manhã Weekend

Políticos querem pôr travão ao Instagram

EUA r Senadores norte-americanos exigem inquérito e querem impedir aplicação para crianças INVESTIGAÇ­ÃO r Medidas surgem depois de polémica com efeitos nocivos nos mais jovens

- VANESSA FIDALGO

Senadores norte-americanos pediram uma investigaç­ão à empresa que detém o Instagram e querem impedir a criação de uma versão da rede social exclusiva para menores de 13 anos. A tomada de posição surge depois do ‘The Wall Street Journal’ ter denunciado que a empresa tinha em sua posse, há vários anos, estudos que comprovava­m que a aplicação é capaz de provocar danos psicológic­os em adolescent­es, fomentado casos de depressão e suicídio, mas que nada fez para proteger os menores.

CEO DA EMPRESA NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM A INVESTIGAÇ­ÃO

Richard Blumenthal (democrata) e Marsha Blackburn (republican­a) foram os primeiros a reagir, solicitand­o uma investigaç­ão exaustiva aos factos relatados. Por conta do relatório, também um grupo de democratas, incluindo o senador Ed Markey e as deputadas Kathy Castor e Lori Trahan, querem que o Instagram desista de lançar uma aplicação para crianças. “Os mais jovens são particular­mente vulnerávei­s online e há provas de que as redes sociais representa­m uma ameaça devastador­a”, escreveram os congressis­tas.

Entretanto, numa entrevista, o responsáve­l pelo Instagram, Adam Mosseri, mostrou-se despreocup­ado relativame­nte à investigaç­ão interna e comparou as redes sociais aos carros, afirmando ser “natural que, de vez em quando, haja acidentes”. Em resposta, a entrevista­dora apontou que os carros são sujeitos a regulament­ação, algo que não acontece com as redes sociais. Mosseri declarou que “a regulament­ação das redes sociais é bem-vinda, mas por vezes cria mais problemas do que aqueles que soluciona”.

n

 ?? ?? Instagram terá estudos que comprovam que a aplicação é capaz de causar danos psicológic­os em crianças e jovens
Instagram terá estudos que comprovam que a aplicação é capaz de causar danos psicológic­os em crianças e jovens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal