Correio da Manhã Weekend

Despedida cheia de emoção

-

viver desde dia 30 no País de Gales, a princesa Leonor já começou a sua primeira aventura longe de Espanha e dos pais, os reis Filipe VI e Letizia. A jovem já iniciou as aulas no UWC Atlantic College, onde nos próximos dois anos irá estudar em regime de internato. Ali, Leonor será tratada como qualquer outro aluna, uma vez que naquela instituiçã­o que acolhe 350 alunos de 90 nacionalid­ades, não poderá usar o título de princesa. Será apenas chamada de Leonor das Astúrias.

Depois de ter feito todos os estudos até à data em Espanha, Leonor irá agora tirar um bacharelat­o internacio­nal, um curso pré-universitá­rio para alunos com idades entre 16 e 19 anos. Leonor irá estudar Ciências, Artes e Humanidade­s, numa escola que é atualmente uma das favoritas de aristocrat­as, milionário­s e intelectua­is. Como colega de escola, a princesa espanhola, que fará 16 anos em outubro, terá, por exemplo, a princesa Alexia dos Países Baixos, a segunda filha do atual rei Guilherme Alexandre.

A decisão de Leonor em prosseguir os seus estudos no Reino Unido foi tornada pública pela família real em fevereiro. No comunicado, Felipe VI e Letizia deixaram explícito que seriam os próprios a pagar a passagem da filha pelo UWC Atlantic College (cerca de 76 mil e 500 euros). “O custo do bacharelad­o internacio­nal que a Princesa das Astúrias estudará será pago integralme­nte por Suas Majestades os Reis”, informou a casa real espanhola. Para integrar o curso, a princesa Leonor teve também de passar por um rigoroso processo de seleção.

Foi no aeroporto de Madrid–Barajas que o rei Felipe VI, a rainha Letizia e a infanta Sofía, se despediram de Leonor. O momento familiar foi captado e partilhado pela própria Casa Real espanhola. De Barajas, a princesa viajou depois para o sul do País de Gales, mais concretame­nte para a zona do Vale of Glamorgan, uma vez que o UWC Atlantic College se insere no castelo medieval St. Donat’s.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal