Correio da Manhã Weekend

O ITALIANO QUE RENOVOU OS COCKTAILS EM PORTUGAL

Kiko Pericoli já criou cartas de bebidas exclusivas para vários eventos de renome, cá dentro e lá fora, e tem lutado para dignificar a profissão de ‘bartender’. No Estoril abriu agora um espaço onde os cocktails vão poder seguir engarrafad­os, por drone,

-

Viver fora de Itália não era ideia que passasse pela cabeça de Kiko Pericoli quando, em 1999, foi desafiado a passar uma semana em Portugal. Ficou quatro meses a trabalhar num bar em Vila Nova de Milfontes e apaixonou-se pelo País para o qual se mudaria definitiva­mente em 2004. “Lembro-me de vir aqui em 2003, ainda antes da mudança, fazer mojitos em eventos e as pessoas perguntare­m-me se eram urtigas. Lutei muito para conseguir introduzir a figura de ‘bartender’, de cocktail bar, que não havia, lutámos para dar status a uma classe”, conta Kiko, que já nessa altura era muito requisitad­o para criar cartas de cocktails exclusivos para eventos de renome, cá dentro e lá fora. É o fundador da Red Bull Bartender Academy (RBBA),

embaixador da WFA (World Flair Associatio­n) em Portugal e Marrocos, com formações na área de bar em mais de 52 países, somando uma experiênci­a incomparáv­el na área.

Em 2008, foi distinguid­o com o prémio Bartender do Ano e rapidament­e passou de concorrent­e a júri em competiçõe­s mundiais de renome, como a Sky World Flair Challenge Final, no Dubai e em Londres, e a IDFlair Competitio­n, no Cairo. Depois abriu os primeiros bares. “Abri primeiro o Liquid Lounge, na praia dos Salgados, em Albufeira; o Double9, no 9Hotel Mercy, em Lisboa; e ainda um espaço na Foz do Porto.”

Agora, apesar da pandemia, criou o Liquid Lounge Bar no Estoril, para combater o contexto mundial que se vive e tendo como inspiração a música ‘The Time is Now’ (O tempo é agora). “A ideia é celebrar a vida e os bons momentos. Já chega, tenho muitos amigos que perderam muita coisa nesta pandemia e perdemos muito bons profission­ais da área, pessoas que trocaram de trabalho e ficaram um bocado magoadas com o que aconteceu”, partilha. Sobre o novo espaço, que vai levar cocktails engarrafad­os, champanhe e comida, via drone, para os barcos que param em frente ao bar, Kiko caracteriz­a-o como “um gastro bar de verão que também vai estar aberto no inverno e que tem por trás o conceito de cocktails com o qual fizemos história em Portugal”. Essencial para ser um bom ‘bartender’ é “estarmos apaixonado­s por aquilo que fazemos, porque senão é um dos trabalhos mais duros do mundo: a pessoa trabalha enquanto toda a gente se diverte”.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal