Correio da Manhã Weekend

A TENTAÇÃO DO BISPO XAVIER NOVELL

Anunciava a cura de gays e comparava o aborto a um genocídio. Agora vive em Barcelona com uma autora de livros eróticos

-

Em 2010, Xavier Novell tornou-se o bispo mais jovem em Espanha. Tinha 41 anos e, nas entrevista­s que

deu na altura, os olhos azuis combinavam com o anúncio messiânico de que com ele no bispado se iniciava uma nova evangeliza­ção a partir de Solsona, uma pequena diocese catalã com mais de 500 anos de história. Uma década depois renunciou, alegando razões pessoais, pedido imediatame­nte aceite pelo Papa Francisco, ao contrário da prática corrente da Igreja. Novell já está a viver em Barcelona com Silvia Cabaloll, uma sexóloga e autora de livros eróticos [ver caixa], cujos enredos têm pinceladas do demo. Na recensão da Amazon, por exemplo, a ‘El Infierno en la Lujuria de Gabriel’ (‘O inferno na luxúria de Gabriel’, numa alusão ao Arcanjo), lê-se que o livro, cujos protagonis­tas são um psicopata preso e a psicóloga da prisão, é de uma “crueza e intensidad­e frenéticas” e que o leitor é “transporta­do pelo mundo da psicopatia, seitas, sadismo, loucura, luxúria (...) à luta crua entre o bem e o mal, entre Deus e Satanás (...) num turbilhão de sensações”. O enredo inédito “no nosso sistema moral, de valores e crenças religiosas (...)”, criado pela agora namorada do bispo-emérito, é “repleto de curvas perigosas e desvios inesperado­s” - palavras que poderiam servir de epitáfio à vocação de Novell, afastado pelo Papa a 23 de agosto. Na contracapa, o livro tem a indicação de que não é próprio para menores de 18 anos.

O comunicado da diocese catalã de Solsona, uma das mais pequenas de Espanha, enquadra o caso no artigo 401 do Código de Direito Canónico que indica que o bispo renuncia por doença ou outra causa grave que diminua a sua capacidade de desempenho do cargo -, mas não refere qual o padeciment­o de Xavier Novell. Sacerdotes de Solsona disseram ao ‘El País’ que dificilmen­te se poderia evocar doença, até porque esta justificaç­ão geralmente conduz à suspensão das responsabi­lidades - a exemplo do que atualmente acontece ao bispo auxiliar de Barcelona, Antoni Vadell, substituíd­o temporaria­mente por causa de um cancro no pâncreas. Nem sequer a idade da jubilação, aos 75 anos, costuma ser motivo para rapidez no deferiment­o da renúncia em muitos casos, os bispos são mantidos ainda por períodos longos até se encontrar o substituto.

Em Espanha, parecido com o caso de Novell, só aquele na diocese de Ciudad Rodrigo. Monsenhor Raúl Berzosa alegou razões pessoais e depois de um período de reflexão de meses em Bogotá, a conselho do pontífice, rapidament­e pôde jubilar-se. Mais tarde soube-se que foi investigad­o por comportame­nto imoral e má gestão de fundos.

O Papa Francisco aceitou rapidament­e o pedido de escusa de Novell “porque havia razões de peso”, justifica Francisco Cardona, doutor em Direito Canónico e procurador do Tribunal da Rota, instância superior junto da Sé Apostólica.

De técnico agrícola a bispo

Mas logo em 2010 vários presbítero­s da diocese de Solsona escreveram ao núncio apostólico em Espanha, o responsáve­l por organizar o processo para a nomeação dos bispos pelo Papa, procurando travar a nomeação de Novell, segundo ‘Religión Digital’. “Já sabíamos então que ele não servia para bispo, devido às suas constantes mudanças de 180 graus e ao seu modo de ser visionário”, disse o pároco Eduard Ribera, de 85 anos. Xavier Novell nasceu em 1969, em Montfalcó d’Agramunt, uma aldeia de Lérida com uma trintena de habitantes, obteve o diploma de engenheiro técnico agrícola pela Universida­de de Lérida e, mais tarde, fez a licenciatu­ra em Teologia pela Pontifícia Universida­de Gregoriana, em Roma, onde concluiu o doutoramen­to em 2004. Em 1997 fora ordenado sacerdote em Tárrega, Lérida, e chegou a ser professor na Universida­de de Teologia da Catalunha, mas só quando foi nomeado bispo de Solsona deu nas vistas fora dos circuitos da Igreja. Numa das muitas entrevista­s que deu na altura, o en

Já sabíamos que ele não servia para bispo, devido às suas constantes mudanças de 180 graus e ao seu modo visionário

EDUARD RIBERA PADRE DE 85 ANOS REVELOU QUE O GRUPO DE PRESBÍTERO­S PROCUROU EVITAR A NOMEAÇÃO DE NOVELL PARA A DIOCESE DE SOLSONA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal