Correio da Manhã Weekend

“Este é um caso de psiquiatri­a”

PROFESSOR r Já tinha sido deslocado da Maia. Pais e sindicatos de acordo

- SÉRGIO PEREIRA CARDOSO* *COM N.R.

Não é uma questão de ética, é uma questão de doença, de psiquiatri­a. Uma pessoa que não está bem e que tem de ser tratada.” Mário Nogueira, da Federação Nacional dos Professore­s (Fenprof), está de acordo com a suspensão do docente da Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, depois de o mesmo ter publicado vídeos a lavar-se num bidé ou a proferir frases de cariz sexual em frente ao espelho.

O professor em causa, de 63 anos e que lecionava Direito e Economia, enviou um protesto ao Ministério da Educação (ME), contestand­o “uma decisão sem fundamento­s legais e sem se basear em factos verdadeiro­s, movida por falsos moralistas e ignorantes que não respeitam a igualdade e a liberdade de expressão, de diversão e de ensino das outras pessoas”. O ME sublinha que a suspensão preventiva, no âmbito do processo disciplina­r, não é possível de recurso, a não ser através de eventual via judicial.

Alberto Santos, da Confederaç­ão Nacional das Associaçõe­s de Pais (Confap), concorda com

Mário Nogueira no facto de que o professor carece de acompanham­ento médico. “Ele não está bem e não tem culpa, mas os alunos também não a têm”, refere ao CM, dando conta de que o mesmo docente tinha sido já transferid­o da Maia para a Póvoa de Varzim após processos disciplina­res não relacionad­os com os vídeos alojados no YouTube.

O professor garante que nada fez de ilegal e incorreto e que se confunde a vida “pessoal, teatral, musical e cénica” com a vertente profission­al.

DOCENTE ENVIOU CARTA AO MINISTÉRIO E CRITICA “FALSOS MORALISTAS”

n

 ?? ?? Docente suspenso publicou vídeos a lavar-se num bidé e a proferir frases de cariz sexual em frente ao espelho
Docente suspenso publicou vídeos a lavar-se num bidé e a proferir frases de cariz sexual em frente ao espelho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal