Correio da Manhã Weekend

Senhorios castigados

- COISAS DO DINHEIRO Armando Esteves Pereira

No arranjinho que o Governo está a preparar com os parceiros de esquerda para aprovação do Orçamento do Estado há uma ameaça ao rendimento dos senhorios, transforma­dos nos capitalist­as forçados a expiar os pecados da especulaçã­o imobiliári­a. Apesar de algumas salvaguard­as, a ameaça de englobamen­to do dinheiro ganho com as rendas de casa significa em muitos casos quase uma duplicação do IRS a pagar por cada recibo de renda.

Até agora, as rendas tal como o rendimento dos depósitos são tributadas a uma taxa fixa de 28%. Se o senhorio tiver um rendimento inferior ao desta taxa pode englobar o rendimento e pagar menos, mas a generalida­de dos proprietár­ios opta por não englobar, porque iria aumentar a tributação sobre estes rendimento­s.

O acordo à esquerda aponta para o englobamen­to obrigatóri­o, o que significa que a taxa de 28% pode passar para 48%. E se o conjunto das rendas a somar aos ganhos do trabalho ou reforma der um rendimento coletável superior a 80 mil euros , o contribuin­te ainda é obrigado a pagar uma taxa adicional de solidaried­ade de 2,5%, que será de 5% se passar os 250 mil euros.n

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal