Correio da Manhã Weekend

O pior pesadelo dos autarcas começa a dar os primeiros passos

- MIGUEL ALEXANDRE GANHÃO miguelganh­ao@cmjornal.pt

Amanhã é dia de eleições autárquica­s. Hoje refletimos. O poder local foi uma das grandes conquistas da Revolução de Abril, mas trouxe também problemas. O mais grave chama-se: corrupção.

Multiplica­ram-se e multiplica­m-se as suspeitas de corrupção no tecido autárquico de Norte a Sul do País. Para enfrentar, de uma vez por todas, este flagelo a nível nacional, a Procurador­ia-Geral da República vai criar um departamen­to específico para investigar “os crimes urbanístic­os”. Este novo núcleo vai funcionar junto do Departamen­to Central de Investigaç­ão e Ação Penal (DCIAP) e terá quatro procurador­es em permanênci­a, ajudados por efetivos da Polícia Judiciária e da PSP que vão receber formação específica na criminalid­ade urbanístic­a. Um dos formadores será André Folque, professor da Faculdade de Direito de Lisboa.

Só este ano, e referindo apenas os casos mais mediáticos, tivemos: a Operação Olissipus, que envolve o ex-vereador de Lisboa, Manuel Salgado, em oito inquéritos em que se investigam os crimes de abuso de poder, participaç­ão económica em negócio, corrupção, prevaricaç­ão, violação de regras urbanístic­as e tráfico de influência­s; o caso Selminho que senta no banco dos réus, no próximo mês de outubro, Rui Moreira, pelos crimes de prevaricaç­ão e abuso de poder; e a detenção de Conceição Cabrita, autarca de Vila Real de Santo António.n

SERÃO FORMADOS EM CRIMES URBANÍSTIC­OS

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal