Correio da Manhã Weekend

Grupo de 18 devedores dá perda de mais de mil milhões de euros

-

Os contribuin­tes correm sérios riscos de pagar ao Novo Banco (NB) novas perdas milionária­s nos créditos dos grandes devedores: segundo a auditoria da Deloitte ao NB, após as perdas acumuladas entre 1 de julho de 2016 e o final de 2018, um grupo de 18 grandes devedores está em risco de gerar novas imparidade­s superiores a mil milhões de euros. Uma parte desses prejuízos já terá ocorrido nos últimos dois anos.

A auditoria indica que metade do risco dessas perdas milionária­s está concentrad­o em quatro grandes devedores: 131 milhões de euros da Promovalor, de Luís Filipe Vieira; 131 milhões de euros do Grupo Pelicano, fundado por Joaquim Mendes Duarte; 121 milhões de euros do Grupo Elevo, que resultou da concentraç­ão de várias empresas imobiliári­as num fundo de investimen­to; e 116 milhões de euros do Grupo de José Guilherme (ver infografia).

O elevado risco destes 18 devedores resulta do facto de o

NB ter registado, até ao final de 2018, perdas mais baixas nesses créditos. Nos dois anos seguintes, o NB terá assumido novas imparidade­s nos créditos desses grandes devedores. A confirmare­m-se, as novas perdas serão somadas aos prejuízos já registados entre 1 de julho de 2016 e o final de 2018: neste período, este grupo de 18 grandes devedores causou perdas ao NB de 1,21 mil milhões de euros. Através do ACC, o Fundo de Resolução, entidade pública que detém 25% do capital do NB, pagou estes prejuízos ao NB.n

METADE DO RISCO ESTÁ CONCENTRAD­O EM QUATRO GRUPOS

 ?? ?? 1 1Luís Filipe Vieira, acionista
do Grupo Promovalor
1 1Luís Filipe Vieira, acionista do Grupo Promovalor
 ?? ?? 2 2Joe Berardo, dono do Grupo Berardo
2 2Joe Berardo, dono do Grupo Berardo
 ?? ?? 3 3José Guilherme, líder do grupo com o mesmo nome
3 3José Guilherme, líder do grupo com o mesmo nome

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal