Correio da Manhã Weekend

Botticelli e Dante na Gulbenkian

EXPOSIÇÃO r Reúne obras de artistas inspirados por ‘A Divina Comédia’

- VANESSA FIDALGO

Dois desenhos de Botticelli com mais de 500 anos estão agora expostos na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e prometem dar acesso ao “quarto escuro” do inferno evocado no poema ‘A Divina Comédia’, de Dante.

Os desenhos inacabados “extremamen­te raros”, conforme descreveu João Carvalho Dias, responsáve­l pelo comissaria­do científico da exposição, foram emprestado­s pela Biblioteca Apostólica Vaticana, que possui um conjunto de sete. São agora o centro da exposição intitulada ‘Visões de Dante. O Inferno segundo Botticelli’, que surge a pretexto das comemoraçõ­es dos 700 anos da morte de Dante Alighieri (1265-1321).

O pintor renascenti­sta Sandro Botticelli (1445-1510) terá criado mais de uma centena de desenhos inspirados na obra de Dante - escritor florentino, considerad­o o primeiro e maior poeta da língua italiana. Contudo, introduziu “um elemento de rutura, expande a visão do poeta e acrescenta a sua própria visão”, salientou João Carvalho Dias.

Aos desenhos de Botticelli, a exibição reúne obras de outros artistas igualmente inspirados pelo poema, como ‘A Eterna Primavera’, de Auguste Rodin, da Coleção do Museu Calouste Gulbenkian, além de várias edições raras do texto, oriundas de diferentes coleções institucio­nais e privadas.

Esta é a primeira exposição montada pela Fundação Calouste Gulbenkian após o início da pandemia de Covid-19. Está patente ao público até 29 de novembro.n

MOSTRA JUNTA ARTE A EDIÇÕES RARAS DA OBRA DO POETA ITALIANO

 ?? ?? Esta é a primeira exposição montada pela Fundação Calouste Gulbenkian desde o início da pandemia de Covid-19
Esta é a primeira exposição montada pela Fundação Calouste Gulbenkian desde o início da pandemia de Covid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal