Correio da Manhã Weekend

LAMBORGHIN­I COUNTACH LPI 800-4: REGRESSO AO PASSADO

A nova versão do superdespo­rtivo assinala os 50 anos do mítico modelo original da insígnia italiana

- POR PEDRO RODRIGUES SANTOS

O Lamborghin­i Countach está de volta à estrada, numa versão ainda mais futurista que o modelo original. Assinado com a sigla LPI 800-4, tem uma produção limitada a 112 exemplares, numa referência histórica ao código de projeto LP 112 do Countach revelado em 1971.

As linhas seguem a silhueta do superdespo­rtivo lançado há 50 anos, com as superfície­s angulares, as portas em tesoura e a frente achatada. Ressaltam ainda as formas hexagonais dos farolins, dos arcos das rodas e das jantes, a atual imagem de marca dos supermodel­os da insígnia italiana.

O Countach LPI 800-4 partilha os fundamento­s com o Sián FKP 37, a começar pelo monocasco em fibra de carbono. A ele soma-se o mesmo V12, auxiliado por um motor elétrico de 48V que lhe dá uma potência combinada de 814 cv passadas às quatro rodas. A alimentar o sistema ‘mild hybrid’ está, não uma bateria, mas um superconde­nsador que carrega tão depressa como descarrega a energia armazenada.

A ‘força’ acumulada, transmitid­a por uma caixa semiautomá­tica de sete velocidade­s, permite-lhe acelerar em 2,8 segundos até aos 100 km/hora. Até aos 200 km/hora bastam-lhe 8,6 segundos, com a velocidade máxima tabelada nos 355 km/hora.

O interior tem o mesmo volante e bancos que o Aventador, mas o painel de instrument­os, os revestimen­tos das portas e a consola central vêm do Sián. Há novas saídas de ar e acabamento­s distintos para marcar a diferença, bem como um novo ecrã tátil de 8,4 polegadas.

A velocidade máxima está tabelada nos 355 km/hora

 ?? ?? 1
1
 ?? ?? 2 1 Tecnologia ‘mild hybrid’ permite ‘picos’ de aceleração mais elevados que os do Sián e do Aventador 2 Botão Stile inicia a apresentaç­ão da filosofia de design do carro
2 1 Tecnologia ‘mild hybrid’ permite ‘picos’ de aceleração mais elevados que os do Sián e do Aventador 2 Botão Stile inicia a apresentaç­ão da filosofia de design do carro
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal