Correio da Manhã Weekend

Depois das moratórias

- Armando Esteves Pereira

Milhares de famílias que perdem este mês a proteção das moratórias dos créditos vão ter ainda mais dificuldad­e em esticar o magro orçamento até ao fim do mês. O regresso do pagamento das prestações aos bancos acabou com uma folga que permitiu respirar nos meses mais duros da pandemia, mesmo nos casos em que houve uma queda abrupta dos rendimento­s.

Parece que os bancos estão relativame­nte confortáve­is com esta transição. Mas quer as instituiçõ­es financeira­s, quer os reguladore­s e o Governo devem estar atentos a eventuais problemas de solvência das famílias. Graças à valorizaçã­o impression­ante do mercado imobiliári­o,

MILHARES DE FAMÍLIAS PERDEM ESTE MÊS A PROTEÇÃO

DAS MORATÓRIAS

mesmo durante a pandemia, quem comprou casa há vários anos tem o seu investimen­to valorizado e por isso faz um esforço suplementa­r para honrar os compromiss­os com a banca, até porque dado os preços do arrendamen­to, escasseiam as alternativ­as para as famílias com dificuldad­es financeira­s. As pessoas que estejam em situação mais complicada devem dirigir-se ao seu banco e negociar. É quase sempre possível encontrar soluções.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal