Correio da Manhã Weekend

MINI COOPER SE ELÉTRICO ALEGRE E DIVERTIDO

BALANÇO r Boa qualidade de construção e comportame­nto dinâmico em contrapont­o com uma autonomia demasiado curta

- PEDRO RODRIGUES SANTOS

OMini continua a ser um dos carros mais divertidos de conduzir. Em 2019 chegou ao mercado o elétrico Cooper SE, em tudo semelhante às versões com motores térmicos.

Alvo de uma renovação estética e tecnológic­a passados dois anos, continua com os traços de juventude originais, e ganhou um interior mais tecnológic­o.

O tejadilho em cor distinta da carroçaria mantém-se, mas foi criada uma nova técnica especial de pintura de tons múltiplos que o diferencia­m de cada Mini.

A equipá-lo está o conhecido motor de 135 kW (184 cv), alimentado por uma bateria de 32,6 kilowatts.

À escolha estão quatro modos de condução: Sport, Mid, Green e Green +. Este último modo desativa várias funções de conforto e aumenta a recuperaçã­o e regeneraçã­o de energia.

A autonomia está marcada até aos 234 km, embora se deva contar com uma distância até 190 km no uso quotidiano (demasiado curto). A condução é bem emotiva sem sacrificar o conforto, e a resposta à aceleração é imediata, mesmo sendo menos potente do que muitos dos rivais.

As reações são precisas e a direção tem um bom tato. A suspensão é firme, mas adapta-se e isola bem as irregulari­dades do piso. Claro que, devido aos seus 1440 kg de peso, a agilidade nas curvas é mais lenta do que nas versões com motor a combustão.

Mesmo assim, o silêncio a bordo é marcante como em qualquer elétrico, com um bom nível de insonoriza­ção a deixar os ruídos estranhos do lado de fora.n

ACELERAÇÃO DOS 80

AOS 120 KM/HORA FAZ-SE EM APENAS 4,7 SEGUNDOS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal