Correio da Manhã Weekend

Chicão certo da vitória vai antecipar eleições

GUERRA r Direção nacional centrista critica “falácias” da oposição interna e enaltece o sucesso obtido nas últimas Autárquica­s RIVAL r Nuno Melo anuncia candidatur­a à liderança nas próximas semanas

- SALOMÉ PINTO

Aconvulsão interna que se vive no CDS não dissuadiu o presidente centrista, Francisco Rodrigues dos Santos, de se afirmar como o único capaz de reerguer o partido, lançando já a sua recandidat­ura à liderança do CDS. Convicto de que irá vencer, muito por força do sucesso conquistad­o nas Autárquica­s, Chicão decidiu antecipar o congresso eletivo de janeiro de 2022 para o final de novembro ou início de dezembro deste ano, sabe o Correio da Manhã.

Entre os opositores internos, o balanço das eleições locais é negativo, sublinhand­o o estado débil do partido. O pré-anúncio de que o eurodeputa­do do CDS, Nuno Melo, iria concorrer à liderança centrista, catalisou os críticos da direção nacional em torno de um objetivo: destronar Chicão. O CM sabe que Nuno Melo deverá formalizar a sua candidatur­a nas duas próximas semanas.

A guerra de números sobre se o CDS ganhou ou perdeu eleitos nas Autárquica­s ou as narrativas de deslealdad­e e desonestid­ade entre a cúpula centrista e a bancada parlamenta­r, liderada por Telmo Correia, é um rastilho de pólvora que Chicão quer evitar que expluda. Daí que tenha decidido antecipar as eleições para evitar mais três meses de conflito e promover uma verdadeira clarificaç­ão interna.

SAIBA MAIS

deu a vitória da presidênci­a do CDS a Francisco Rodrigues dos Santos em janeiro de 2020. Em segundo lugar, ficou a moção de João Almeida, com 39% e, em terceiro, Filipe Lobo D’Ávila com 14,5%.

Perfil do novo deputado

Depois da nega de Sebastião Bugalho, de Diogo Moura e de Orísia Roque para substituir a deputada Ana Rita Bessa, seguiu-se na lista Miguel Arrobas, natural de Lisboa. Antigo atleta olímpico e licenciado em Direito, Miguel Arrobas tem 47 anos, é casado e pai de 7 filhos.

Quanto às acusações de que tem sido alvo, o CM apurou que Rodrigues dos Santos não foi informado sobre a aceitação ou recusa dos membros da lista saída das eleições Legislativ­as para substituir a deputada Ana Rita Bessa no Parlamento. Ao contrário do que afirmou Telmo Correia, Chicão conhece a lei, diz fonte da direção, que acusa o líder do grupo parlamenta­r de desonestid­ade.

A relação tumultuosa com a bancada não é de agora, mas ninguém esperava que Chicão trabalhass­e da mesma forma com um grupo parlamenta­r escolhido pelo líder do CDS ou com uma bancada definida pela anterior presidente, Assunção Cristas, e que está contra a direção, argumentam fontes centristas. (ver mais na página 47)n

CÚPULA CENTRISTA ACUSA TELMO CORREIA DE DESONESTID­ADE

 ?? ?? Presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, pede uma clarificaç­ão ao partido e quer evitar mais três meses de conflito interno
Presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, pede uma clarificaç­ão ao partido e quer evitar mais três meses de conflito interno

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal