Correio da Manhã Weekend

Saint-Exupéry eternizado

- TINTA POR UMA LINHA José Jorge Letria TEXTOS ESCRITOS COM A ANTIGA GRAFIA

AFrança comemora a passagem dos 75 anos da publicação em Paris do livro “O Principezi­nho”, de Antoine de Saint-Exupéry, um verdadeiro clássico da literatura mundial, publicado pela primeira vez em inglês em Nova York, em 1946, depois de o escritor ter passado alguns anos de exílio nos Estados Unidos. Saint-Exupéry foi abatido por uma esquadrilh­a alemã perto da Córsega, no final de Junho de 1944.

O escritor e aviador chegou a Portugal no princípio de novembro de 1940, logo após a ocupação de França pelas tropas de Hitler. Ficou alojado com o realizador Jean Renoir no Hotel Palácio, no Estoril. Encontrei em Cascais a sua ficha de registo

ENCONTREI EM CASCAIS A SUA FICHA DE REGISTO

NUM HOTEL

num hotel. Visitou o Casino, viu como viviam os exilados. Com base nessa vivência escreveu o pequeno livro “Carta a um Refém”.

Conseguiu partir para

Nova York, com Renoir, no navio “Siboney”. A obra foi publicada em inglês e deu origem a uma longa-metragem. O livro tornou-se um dos mais lidos de sempre. Saint-Exupéry não gostava de De Gaulle e vice-versa. Regressou à Europa para combater o ocupante nazi e foi abatido, nunca tendo sido encontrado o seu corpo e o seu avião.

A edição francesa da obra confirmou a sua popularida­de e prestígio.n

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal