Correio da Manhã Weekend

PREPARAÇÃO

-

Numa taça grande junta-se a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. De seguida, adiciona-se a manteiga cortada em pedaços pequenos (pode-se usar o ralador) e mistura-se tudo com a ponta dos dedos até ficar com uma textura arenosa. Abre-se uma covinha no centro do preparado e coloca-se o ovo inteiro, a clara e a casca de limão ralada. Amassa-se tudo até se obter uma pasta macia, mas não pegajosa.

Cobre-se a abertura da taça com película aderente e deixa-se a massa a levedar à temperatur­a ambiente por, pelo menos, uma hora e meia.

Quando estiver levedada, coloca-se um pouco de farinha nas mãos e na base onde se vai esticar a massa (o segredo para não colar).

Faça bolinhas com a massa, gentilment­e, para que não se parta e, só depois, comece a esticar e a alongar a massa (com as mãos ou com o rolo), criando gradualmen­te o formato redondo. Para que a massa não cole no fundo, deve ir polvilhand­o farinha na base e virando a massa. Reserve uma parte da massa para a decoração.

Quando estiver com uma dimensão adequada, com cuidado, ponha a massa na forma de tarte previament­e barrada com um pouco de azeite e polvilhada com farinha.

Com a massa na forma, esticamo-la mais um pouco com os dedos, do centro para o exterior.

Depois, com uma faca, corta-se o excesso de massa, tendo por referência o limite da forma.

Barra-se a base da crostata com a compota e segue-se com a decoração: a massa reservada deve voltar a ser alongada, seguindo o mesmo processo, e cortada com um cortador de massa em tirinhas com cerca de meio centímetro de largura. Colocam-se as tirinhas sobre o preparado, nas duas direções, cruzadas.

A crostata vai ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 minutos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal