Correio da Manhã Weekend

Receitas caem 12%

PANDEMIA r Fisco arrecada 4,7 mil milhões de euros em contexto de queda generaliza­da de impostos

- RAQUEL OLIVEIRA

As receitas dos impostos ambientais - associados a bens com impacto negativo no ambiente - caíram 12% para 4,77 mil milhões de euros no ano passado. Segundo o Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), a contribuir de forma significat­iva para esta redução esteve a receita dos impostos associados à aquisição e utilização de veículos automóveis.

Na análise às receitas do ano passado, e tendo em conta a pandemia, o imposto sobre os veículos “perdeu importânci­a” atingindo agora 9,4% do total dos impostos com relevância ambiental (13,7% em 2019), “tendo-se verificado uma diminuição de 39,8% na receita”, ao cair para 447,2 milhões de euros.

Por categorias, os impostos sobre a energia representa­vam 75,5% do total da receita dos impostos com relevância ambiental. Os impostos sobre os transporte­s tinham um peso de 23,7%. Já os impostos sobre os recursos e sobre a poluição tinham uma expressão insignific­ante de 0,4% na estrutura dos impostos. Cerca de 49% das receitas com os impostos ambientais tiveram origem nas famílias, respondend­o os diversos setores de atividade pelos restantes, recorda o INE, citando dados de 2019.n

 ?? ?? Geral
foi a variação do total da receita de impostos e contribuiç­ões sociais em 2020.
Geral foi a variação do total da receita de impostos e contribuiç­ões sociais em 2020.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal