Correio da Manhã Weekend

Anomalia psíquica para fugir à prisão

HOMICÍDIO r Adotado da IURD que matou a mãe alega distúrbio mental

- SOFIA CABRITA GARCIA

Aúltima cartada da defesa de Lucas Paulo vai ser jogada já amanhã nas alegações finais do julgamento, no Tribunal de Almada. Onze meses depois de ter assassinad­o a mãe adotiva com mais de 20 facadas, o arguido, - adotado em criança por um ex-bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) -, enfrenta agora o coletivo de juízes para pedir a inimputabi­lidade. O jovem, à data do crime com 23 anos, vai tentar não ser responsabi­lizado legalmente pelos atos cometidos contra a própria mãe, Tereza Paulo, alegando sofrer de uma anomalia psíquica.

A última sessão de julgamento foi adiada devido à ausência do relatório social do arguido, um documento assinado por um psicólogo que avalia o estado clínico dos detidos, e no qual a defesa de Lucas Paulo vai assentar a tese da existência de problemas do foro psíquico como justificaç­ão para os atos do jovem homicida.

Foi a 2 de novembro de 2020 que Alfredo Paulo deu o alerta para o crime. Naquele dia, o ex-bispo da IURD esteve várias horas a tentar contactar a mulher, que não atendia o telefone. Quando chegou a casa, onde o casal vivia com o filho, no Seixal, deparou-se com um cenário de horror. A mulher estava morta, com múltiplos golpes de faca nas costas e no pescoço. A arma do crime terá sido uma faca de cozinha, encontrada junto ao corpo da mulher, numa poça de sangue. Lucas Paulo esteve fugido durante algumas horas, mas foi detido pouco depois. Está, desde então, em prisão preventiva.n

FILHO DE EX-BISPO DA IURD ASSASSINOU MÃE EM CASA COM VÁRIAS FACADAS

 ?? ?? Lucas Paulo matou a mãe, Tereza Paulo, com mais de 20 facadas em janeiro do ano passado
Lucas Paulo matou a mãe, Tereza Paulo, com mais de 20 facadas em janeiro do ano passado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal