Correio da Manhã Weekend

Costa está sem espelho

-

Será bom se este último sábado - 9 de outubro de 2021 não ficar registado na História como o dia em que dois ilustres portuguese­s alertaram para o que estava para vir. Cavaco Silva e António Barreto coincidira­m no momento certo para o grito de alerta e na visão que lançam a ecoar.

Portugal tende para o empobrecim­ento das gentes e para o estrangula­mento democrátic­o. Cada vez mais, as pessoas temem denunciar os excessos do poder público, central ou local. Por muito independen­tes que sejam os cidadãos, cada vez é mais difícil exclamar que o rei vai nu. Mas quanto menos se aponta a nudez do rei, menos o líder se sabe nu. Todos os que o enxameiam lhe elogiam a beleza das vestes.

Envolto na sua bolha de propaganda, salivada pelos lambe-botas e ladrilhos, o rei sente-se feliz. Só ouve um povo feliz farto com tanto brioche. É esta perversa distorção da realidade, fruto da bolha polida pela imensa corte, que está a trair António Costa. Como no passado Guterres e, antes deste, Cavaco Silva. Sócrates é outra história, muito mais dolorosa. As autárquica­s de Lisboa deram o sinal da revolta de um Povo, que acaba sempre por se revelar sábio quando se encontra a sós com o seu voto. As sondagens autárquica­s falham também pelo temor de assumir posição.

Uma Comunicaçã­o Social cada vez mais capturada por pérfidos domínios societário­s (a que poucos títulos ainda escapam), nada conseguirá contra a verdadeira nudez do rei. Na Saúde, na Educação, na Cultura. Nos negócios do Ambiente.

Costa tem urgentemen­te de encontrar um espelho. O ciclo está a mudar.n

QUANTO MENOS SE APONTA A NUDEZ

DO REI, MENOS O LÍDER SE SABE NU

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal