Correio da Manhã Weekend

A casa ganha sempre

- TIAGO REBELO JORNALISTA

Não sabemos quanto vão custar os novos radares de velocidade, mas sabemos que vão render 13 milhões de euros em multas. Quem é que não quereria um negócio tão bom? E também sabemos que serão comprados com o dinheiro do Orçamento do Estado - que doravante devia chamar-se Orçamento dos Contribuin­tes. Ou seja, o governo vai usar o dinheiro dos contribuin­tes para comprar radares para tramar os contribuin­tes!

Não é que alguém se queira gabar de ter elevado a caça à multa a outro patamar, mas a fonte de receitas é demasiado boa para ser ignorada. Mesmo sem estes super-radares, o Governo arrecadou 71 milhões de euros em multas em 2020. Tudo pelo combate à sinistrali­dade.

Como se diz nos casinos, a casa ganha sempre. Neste caso, ganha ao exercer a autoridade sobre o rebanho, ou ao receber milhões das ovelhas tresmalhad­as.

O Governo diz que quer reduzir os impostos, mas vai arranjando formas criativas de cobrar mais, como por exemplo a nova taxa às operadoras de televisão por assinatura que vai entregar à RTP. Taxa essa que acabará por se repercutir nos assinantes, que assim pagarão duas vezes a televisão do Estado, a qual, como sabemos, cada vez veem menos.n

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal