Correio da Manhã Weekend

Degolada pelo ‘ex’ com os filhos ao lado

CRIME r Casal divorciou-se e ele não aceitava que a portuguesa iniciasse uma nova vida VÍTIMA r Erika, de 37 anos, era de Celorico da Beira

- SÉRGIO A. VITORINO

Uma portuguesa de 37 anos, Erika Tavares, natural de Celorico da Beira, foi morta pelo ex-marido, de quem se divorciara há poucas semanas, com várias facadas no pescoço. O crime ocorreu esta semana em Vitória-Gasteiz, no País Basco espanhol, e levou a várias manifestaç­ões de repúdio da violência contra mulheres - tanto pelos autarcas locais como pelos colegas da vítima numa fábrica da Mercedes.

Erika e Oscar Macías, de 42

HOMICÍDIO BRUTAL LEVOU A PROTESTOS CONTRA A VIOLÊNCIA DE GÉNERO

anos, iniciaram a relação ainda adolescent­es. Eram colegas de trabalho e tinham dois filhos, de 17 e 13 anos, que estavam no quarto ao lado no momento do crime e deram o alerta. O homem, que não aceitava que Erika iniciasse uma nova vida, trocou para o turno da madrugada já com a intenção de levar a portuguesa a casa. Quando lá chegaram, pelas 07h00, degolou-a. Tentou o mesmo no próprio pescoço, mas como não conseguiu acabou por cravar a faca no coração, suicidando-se.

O corpo de Erika foi encontrado na varanda e o assassino estava na cozinha. Ainda viviam juntos para “proteger os filhos do choque do divórcio”, disse uma amiga da portuguesa. Terá sido a vontade manifestad­a por esta em sair de casa a levar o ex-marido, descrito como “dominante e possessivo”, a matar.

Os pais e as duas irmãs de Erika vivem em Vitória-Gasteiz, apesar de originário­s de Lajeosa do Mondego.

n

 ?? ?? 1
2
1 Aparato à porta do prédio onde ocorreu o crime 2 Erika tinha 37 anos
1 2 1 Aparato à porta do prédio onde ocorreu o crime 2 Erika tinha 37 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal