Correio da Manhã Weekend

Acusa IPO de deixar fugir avó demente

CASO r Mulher de 89 anos desaparece antes de operação a tumor no peito

- DAVID MONTEIRO/ANA SILVA MONTEIRO

Uma idosa, de 89 anos e com demência, desaparece­u na terça-feira do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, quando se preparava para ser internada e operada a um tumor no peito. A mulher foi encontrada várias horas depois, a dois quilómetro­s da unidade que a família acusa de negligênci­a. “A minha avó deu entrada no IPO, por volta das 14h30, para ser internada. Às 17h00, a minha tia ligou para o hospital e dizem-lhe que não sabem onde está. Ficámos muito preocupado­s”, conta Ricardo Florêncio, neto da mulher. Após buscas na unidade e de ter sido alertada a PSP, a idosa foi encontrada a caminhar na rua, por volta das 21h15.

“Quando foi encontrada pela PSP estava desorienta­da e muito frágil. Tinha com ela os pertences e a pulseira do internamen­to. Houve aqui clara negligênci­a do hospital, porque ela conseguiu fugir sem que ninguém reparasse e isso não devia ter acontecido”, conta o neto.

Ao CM, o IPO do Porto refere que se trata de um caso isolado e esclarece que “a idosa se encontrava na sala de espera, mas quando foi chamada para iniciar o internamen­to, não se encontrava no local”.n

 ?? ?? 1
Florêncio,
1 Florêncio,
 ?? ?? 2 1 Hospital diz que este se trata de um caso isolado 2 Ricardo
neto da idosa, acusa a unidade de saúde de negligênci­a
2 1 Hospital diz que este se trata de um caso isolado 2 Ricardo neto da idosa, acusa a unidade de saúde de negligênci­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal