Correio da Manhã Weekend

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Parte inferior ou pendente de certas peças de vestuário. Baixio. Deitar baba. 2. Mortificar. Fanático. 3. Papel grande ou quadro, em lugar público, para afixar anúncios, avisos, reclamos, etc. Rasgar com violência. 4. Pedra muito dura que, desfeita em pó, serve para polir o vidro, metais, etc. Cobiçar. 5. Ecoa. Coagularam. 6. Contr. da prep. de com o art. def. a. Grande quantidade de líquido. Coloração. 7. Feixe de palha em que se envolvem objetos frágeis para se não quebrarem com o transporte. Levantei do chão. 8. Instrument­o de madeira formado de tábuas com argolas móveis que se agitam para fazer barulho. Acampament­o mourisco. 9. Acrónimo de Imposto sobre o Valor Acrescenta­do. Governanta. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações (prep.). 10. Assustar, amotinar. Substância branca, constituíd­a essencialm­ente por óxido de cálcio, usada frequentem­ente na preparação de argamassas. 11. Pequeno barco de recreio ou de formas finas e adelgaçada­s. Laborioso. 12. Interrompe­r. Atear ou inspirar desejos imoderados. 13. Dar dentadas em. Tecido de seda ricamente bordado em relevo de ouro e prata. 14. Atordoar. Camareira. Argola.

VERTICAIS

1. A que está pegado o fogo. Terceira nota da escala musical. Qualquer de entre dois ou mais. 2. Eventualid­ade. Matéria que sai em fusão dos vulcões. Epiderme, especialme­nte a do rosto.

3. Faixa de estrada junto à valeta. O natural da Itália. 4. Talento. Colocar algo na posse de alguém. Mudança. 5. Grande barca. Contemplar. 6. Desocupado. Pôr cara a cara. 7. Mistura de gases que envolve a Terra. Pátria. Patrão. 8. O bagaço de que se faz a água-pé. Liga de ferro que, combinado com carbono, se torna muito rijo pela têmpera. Bismuto (s.q.). 9. Rapariga, moça pequena. Pedaço de sola para altear a forma ou estabelece­r o salto do calçado. 10. Vasilha geralmente redonda e larga, de uso doméstico, para lavagens. Adorno. 11. Limpar, esfregar com areia ou outro pó. Contr. da prep. em com o art. indef. um. Brinquedo de criança. 12. Goma elástica extraída da seringueir­a. Enrubescer. 13. Fileira. Reduzir a pó por meio de moinho ou outro instrument­o parecido. Que tem asas. 14. Escasso. Graceja. Corpo simples, gasoso, amarelo-esverdeado, de cheiro ativo e sabor cáustico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal