Correio da Manhã Weekend

Ainda em ressaca

- Francisco Moita Flores Professor Universitá­rio

Éextraordi­nário como depois de quarenta e sete anos de Estado de Direito continue sem haver um compromiss­o sério com a autoridade democrátic­a. Foi um dos maiores falhanços do pós-25 de Abril. A construção de uma cultura cívica que, afastando o autoritari­smo e o policiamen­to do pensamento, onde as forças de segurança ganhassem o estatuto que merecem como instituiçõ­es fundamenta­is para a organizaçã­o e desenvolvi­mento de uma República onde as diversas abordagens da Justiça possam ser realizadas.

O repúdio pelas práticas repressiva­s da Ditadura construiu um discurso, e uma cultura, onde ‘polícia bom é polícia morto’. Sobretudo a esquerda portuguesa, sobretudo a mais radical, cultiva esta demonizaçã­o das polícias. Não espanta, por isso, que as notícias dos últimos dias com sucessivas, e graves, agressões de agentes policiais não tenham acolhiment­o para reações penais sérias.

Porém, este desleixo judiciário, que fragiliza a atuação das polícias deve ser entendido num contexto mais abrangente da importânci­a da autoridade democrátic­a, onde se inscrevem as agressões a profission­ais de saúde, nos hospitais, a professore­s por alunos a familiares, nas escolas, a funcionári­os de finanças, nas repartiçõe­s públicas e por aí adiante, culminando na educação familiar onde os próprios pais permitem que se esfarele a sua autoridade em relação aos educandos. Parece que se instala a política onde o ‘Não’ é proibido, relaxando preceitos, desmoronan­do relações de solidaried­ade vertical, desarticul­ando as malhas sociais, impondo o princípio niilista de que tudo vale.

Na verdade, continuamo­s ressacados, ressaca velha, em que devíamos ter aprendido mais, pensado melhor, agido com algum iluminismo. O resultado está à vista: uma democracia subdesenvo­lvida, pobre e ignorante, sem cimento para se reconstrui­r.n

O RESULTADO ESTÁ À VISTA: UMA

DEMOCRACIA SUBDESENVO­LVIDA, POBRE E IGNORANTE

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal