Correio da Manhã Weekend

Rendeiro oculta fortuna em offshore da mulher

CASO r Ministério Público não conseguiu localizar todo o património do banqueiro no estrangeir­o

- ANTÓNIO SÉRGIO AZENHA

João Rendeiro terá escondido parte da sua fortuna em contas de uma sociedade offshore da mulher Maria de Jesus: a Octavia Internatio­nal Foundation, com sede no Panamá. Rendeiro terá ocultado nesta offshore da mulher mais de seis milhões de euros em dinheiro e valores mobiliário­s, como ações. Na investigaç­ão ao BPP, o Ministério Público (MP) não localizou todo o património financeiro que o banqueiro terá colocado no estrangeir­o.

Rendeiro, que está fugido da Justiça em parte incerta, terá enviado verbas para a offshore da mulher quatro meses após ter saído do BPP, em novembro de 2008. A descrição das operações consta numa carta rogatória enviada para a Suíça, no âmbito do processo principal do BPP. Dois exemplos: em 17 de março de 2009, terão sido transferid­os da conta da offshore Sertin, na Suíça, 1,5 milhões de euros para a conta da Octavia, em Singapura; em 7 de maio desse ano, da mesma conta da Sertin terão sido enviados 500 mil euros para uma conta, também na Suíça, da Octavia.

Rendeiro terá ocultado em contas da offshore da mulher 4,23 milhões de euros em dinheiro e 1,83 milhões de euros em valores mobiliário­s, num total de mais de seis milhões de euros. Perante estas operações, as suspeitas do MP apontavam nesta direção: “Indicia-se que a abertura de contas em nome de Maria de Jesus Rendeiro ou de entidades em que a mesma figure como fundadora, representa­nte, procurador­a ou a

SAIBA MAIS

ESPOSA DE RENDEIRO NÃO TINHA RENDIMENTO­S PRÓPRIOS RELEVANTES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal