Correio da Manhã Weekend

Novos casos voltam a subir

ALERTA r Há um mês que não se registavam tantas novas infeções (930) DADOS r Incidência aumenta em todo o País, mas o R(t) mantém-se (1,02)

- FRANCISCA GENÉSIO

Há um mês que não eram registados tantos novos casos de Covid-19 em Portugal. É preciso recuar ao dia 18 de setembro para encontrar um número mais elevado de novas infeções. Nessa data, o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) dava conta de 939 novos casos. Ontem foram 930.

O número de óbitos mantém-se exatamente igual ao do dia anterior: oito vítimas mortais. Todos tinham mais de 70 anos. Lisboa e Vale do Tejo é a região com mais novas infeções, representa­ndo 40,5% do total.

De acordo com o relatório ‘Linhas Vermelhas’, do Instituto Ricardo Jorge, a 20 de outubro a incidência cumulativa a 14 dias era de 91 casos por 100 mil habitantes, “com tendência estável a nível nacional”. Já o índice de transmissi­bilidade nacional — o R(t) — mantém-se em 1,02 (acima da linha vermelha que, neste critério, é 1). Alentejo e Algarve são as únicas regiões com R(t) abaixo de 1. O número de internamen­tos está a descer há quatro dias consecutiv­os e a situação é melhor quanto ao mesmo dia da semana passada. Há menos quatro doentes em enfermaria, totalizand­o 284. Há uma semana estavam internadas 301 doentes com Covid-19.

Quanto aos Cuidados Intensivos, houve um ligeiro agravament­o: há mais duas pessoas nestas unidades desde o dia anterior, totalizand­o 60. Neste caso, a situação piorou comparativ­amente à sexta-feira anterior. Neste dia estavam em Intensivos 55 pessoas.n

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Pandemia apresenta tendência estável a nível nacional, mesmo com um ligeiro aumento da incidência da doença
Pandemia apresenta tendência estável a nível nacional, mesmo com um ligeiro aumento da incidência da doença

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal