Correio da Manhã Weekend

Preconceit­os

- SEGURANÇA INTERNA António Matos

Esta semana a Sra. Inspetora-Geral da IGAI, no âmbito do Plano de Prevenção de Manifestaç­ão de Discrimina­ção nas Forças de Segurança, defendeu uma formação com incidência em “psicoticis­mo, extroversã­o e neuroticis­mo”, esclarecen­do que os novos elementos das forças de segurança não devem ser pessoas que “tenham ideários contrários ao Estado de direito”.

Talvez tenha razão, ainda que se desconheça­m os critérios (científico­s) em que se baseou o grupo de trabalho constituíd­o.

Mas essa razão só lhe assiste se defender tais

NÃO ESTAREMOS PERANTE “IDEÁRIOS

CONTRÁRIOS AO ESTADO DE DIREITO”?

critérios a todos os funcionári­os do Estado, sejam eles da Polícia de Segurança Pública, da Guarda Nacional Republican­a, mas também da PJ, do SEF, da ASAE, da Autoridade Tributária, das Magistratu­ras, do setor educaciona­l e até, quiçá, da própria IGAI.

Porque desconhece­ndo-se a existência de estudos científico­s e estatístic­as (e o RASI contraria a ideia subjacente à da Sra. Inspetora) sobre uma maior incidência de “psicoticis­mo” ou “neuroticis­mo” nas forças de segurança repetidame­nte selecionad­as, não estaremos porventura perante “ideários contrários ao Estado de direito” que a mesma pretende combater, mas que os aplicará?

n

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal