Correio da Manhã Weekend

ASSASSINO DA MÃE MANDADO

- SOFIA GARCIA

Ojovem adotado por um ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus vai passar os próximos anos internado numa ala psiquiátri­ca como medida de segurança aplicada pelo assassinat­o da própria mãe adotiva, em novembro de 2020.

Depois de ter sido conside- rado inimputáve­l, por sofrer de esquizofre­nia paranoide, o Tribunal de Almada decretou ontem a Lucas Paulo uma medida de internamen­to, nunca inferior a três anos e com um limite máximo de até 16 anos por considerar que, à data do crime, estava a passar por um surto psicótico e que precisa de tratamento médico contínuo. “O arguido tinha problemas de alucinação auditiva e episódios psicóticos, potenciado­s pelo uso de substância­s ilícitas e ausência de medicação”, explicou o coletivo de juízes. Por ser inimputáve­l, Lucas Paulo foi absolvido do crime de homicídio qualificad­o e o tribunal só conseguiu fazer prova do crime e homicídio simples. Para a advogada do arguido, a decisão do tribunal foi acertada. “Foi uma decisão justa, atendendo às circunstân­cias foi a decisão correta”, disse ao CM Palmira Carvalho.

Segundo o Tribunal, Lucas Paulo só poderá ser libertado quando deixar de ser considerad­o um risco para ele próprio e para a sociedade.

Tereza Paulo, de 56 anos, foi morta em casa, em Paio Pires, Seixal, com 27 facadas.n

LUCAS PAULO FOI ABSOLVIDO DO CRIME DE HOMICÍDIO QUALIFICAD­O

 ?? ?? 1
22 1 Crime aconteceu em Paio Pires, Seixal, em 2020
2 Tereza Paulo e o homicida, Lucas
1 22 1 Crime aconteceu em Paio Pires, Seixal, em 2020 2 Tereza Paulo e o homicida, Lucas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal