Correio da Manhã Weekend

GOLDEN OS CRAQUES DO FUTURO

REFERÊNCIA­S r Convém olhar para esta lista e começar, desde já, a decorar alguns nomes. Iremos ouvir falar muito deles nos próximos anos ESCOLHA r Entre os candidatos a melhor jogador jovem do futebol europeu está o português Nuno Mendes (PSG) SÁBADO

- MÁRIO PEREIRA 23 OUTUBRO 2021

IEsta lista é uma espécie de previsão para os próximos anos. Uma antevisão do talento emergente, dos nomes que teremos de aprender a soletrar para, a breve prazo, identifica­rmos os melhores jogadores de futebol do Mundo.

O prémio Golden Boy é uma iniciativa do jornal italiano ‘Tuttosport’, que ganhou relevo nos últimos anos no panorama do futebol internacio­nal. Destina-se a distinguir futebolist­as abaixo dos 21 anos a atuar nas ligas europeias. E como antes se escreve, antecipa tendências. Não é infalível, porque a evolução dos jovens futebolist­as depende de muitos fatores. Mas é um referencia­l. Basta olhar para a tabela dos vencedores, nestas mesmas páginas, para se perceber melhor o contexto. Há certezas precocemen­te reveladas, mas também algumas promessas que jamais deixaram de o ser. Acima de tudo, muita qualidade.

A organizaçã­o do prémio começa por fazer uma lista alargada, que depois vai reduzindo. O final está neste momento em 20 nomes, sendo que do rol inicial já foram riscados vários portuguese­s: Francisco Conceição (FC Porto), Gonçalo Ramos (Benfica), Tiago Tomás (Sporting), Fábio Silva (Wolverhamp­ton) e Marcos Paulo (Famalicão, com nascimento no Brasil e dupla nacionalid­ade). Sobra Nuno Mendes, que começou por se distinguir no Sporting e agora brilha no Paris Saint-Germain. E na seleção nacional, pois claro. Ele é um dos 20 finalistas que, conforme se pode verificar pela leitura atenta da lista anexa, já jogam na sua grande maioria em grandes clubes do futebol europeu.

A lista vai continuar a encurtar até se chegar à escolha final. O vencedor será conhecido em dezembro e sucede a Erling Haaland.n

OS VINTE CANDIDATOS

VENCEDOR SERÁ CONHECIDO NO MÊS DE DEZEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal