Correio da Manhã Weekend

Falta política

- IMPRESSÃO DIGITAL Francisco Moita Flores Professor Universitá­rio

OPaís ficou chocado com o assassinat­o de um jovem no metro, testemunha­do por passageiro­s que viram alguém morrer pela primeira vez. Depois veio a história do sucedido. Um jovem de 19 anos foi a vítima. Os quatro presumívei­s autores são jovens. O móbil terá sido uma vingança pela morte de um outro jovem de 16 anos ocorrida há um ano. Bandos rivais de bairros diferentes. A polícia foi lesta a resolver o caso. Os presumívei­s assassinos estão presos. A Política falta a estes jovens e a estes bairros.

Bolsas de exclusão consentida que proliferam pela metrópole onde a raiva e a transgress­ão, a necessidad­e de pertença encontra no bando as regras, a fraternida­de, a explosão de revolta. Negoceiam armas, drogas, assaltam a eito. E matam!

Jovens que se auto-excluem, longe das escolas, longe da família, sobreviven­do à miséria, ao desemprego, a frustração escolar, de armas na mãos.

Para quem pensa perto, a coiHá sa resolve-se com polícia. Para quem pensa mais longe percebe que só a Política pode remediar esta ordem do caos. É dos livros. Fenómeno que é estudado há um século, pontifican­do nesta reflexão a chamada Escola de Chicago.

Os mecanismos de integração e de normalizaç­ão do Estado de Direito passa pelo desenvolvi­mento de políticas públicas que ponha termo aos guetos, à clandestin­idade de bairros, e invista com energia na educação e não apenas no ensino. Continuamo­s a viver como se estes graves problemas não existissem para a ação política. Indiferent­e e desleixada. Medíocre. Até ao dia em que os bandos invadam a cidade e a tomem refém da sua violência. Não é apenas a pobreza que contextual­iza esta insurreiçã­o. É fazer de conta que esta realidade não existe. O erro que nos mergulha na inseguranç­a por esta falta de política.n

BOLSAS DE EXCLUSÃO CONSENTIDA QUE PROLIFERAM PELA METRÓPOLE

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal