Correio da Manhã Weekend

Cocaína afunda dentro de veleiro

OPERAÇÃO  Embarcação suspeita foi intercetad­a no meio de tempestade

- RUI PANDO GOMES

Cerca de uma tonelada de cocaína foi para o fundo do mar, junto com o veleiro que a transporta­va, depois de a embarcação de recreio ter sido intercetad­a no meio de uma tempestade por um navio da Marinha, a cerca de 150 milhas (241 km) a sul da Madeira.

A operação aconteceu no âmbito de uma investigaç­ão da Diretoria do Sul da PJ, que contou com o apoio da Força Aérea e da Marinha, e que levou ao resgate e posterior detenção de dois homens e uma mulher, assim como à apreensão de 150 quilos de cocaína.

A embarcação terá saído de um país da América do Sul e a PJ acredita que iria entrar na Europa a partir de Portugal. “Foi feita uma abordagem ao veleiro suspeito, mas devido às condições meteorológ­icas adversas foi necessário partir para uma operação de resgate dos tripulante­s porque a embarcação estava a meter água. Só depois foi possível fazer a recolha de algumas embalagens do produto estupefaci­ente e de elementos de prova”, explicou ao CM António Madureira, coordenado­r da

Diretoria do Sul da PJ. “Acreditamo­s que o veleiro transporta­va mais de uma tonelada de cocaína e uma parte significat­iva foi ao fundo porque a preocupaçã­o foi resgatar os tripulante­s”, assume o responsáve­l da PJ, que destaca o trabalho dos investigad­ores da PJ e dos elementos da Marinha e da Força Aérea. A remoção da embarcação e da droga do fundo do mar não está, para já, prevista.

Os três detidos têm idades entre os 20 e os 30 anos e são de um país da Europa de Leste.n

JUDICIÁRIA ACREDITA QUE BARCO LEVAVA MAIS DE UMA TONELADA DE DROGA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal