Correio da Manhã Weekend

Secretário-geral do PS

CRÍTICAS A campeã olímpica de maratonas acusou o presidente do PSD de destruir o Porto quando foi autarca. O líder do PS agradece apoio mas demarca-se da expressão usada pela atleta

- SALOMÉ PINTO

Avisitou a Guarda o sexto dia oficial de campanha, o secretário-geral do PS, António Costa, teve o apoio de personalid­ades da cultura e do desporto, em Lisboa. Nesse encontro, a campeã olímpica de maratonas Rosa Mota acusou o líder do PSD, a quem chamou “nazizinho”, de “destruir a cidade do Porto” quando presidiu a Câmara do Porto entre 2002 e 2013.

A expressão chegou aos ouvidos de Rui Rio à hora do almoço na Figueira da Foz : “Começam a ficar nervosos e depois vêm os insultos. Nem vou dar importânci­a, mas juntar numa sala um conjunto de pessoas e o que sai de lá são insultos… não é essa a forma de fazer campanha e de fazer política. Mas António Costa é que sabe quem é que mete dentro da sala.”

Não foi só a medalha de ouro olímpica que se virou contra Rio. Também o escritor Valter HugoMãe culpou Rio pelo “inverno cultural” no Porto.

O presidente do PSD, que ontem de manhã fez uma avaliação médica por causa do sangrament­o nasal que o afetou na quinta-feira, considerou que está a ser o alvo sistemátic­o da campanha do PS: “Toda ela está feita na base de tentar deturpar o que eu digo e não procurar defender as suas próprias propostas. E quando defende as suas próprias propostas é um orçamento que chumbou e nem sei como é que ele o quer fazer passar no caso de ganhar as eleições.” Antes, esclareceu que o sangrament­o nasal é “um percalço que acontece desde miúdo e aconteceu na pior altura, quando tinha de intervir, mas não é mais do que isso”.

Só mais tarde, na Guarda, o líder do PS, António Costa, matou

LÍDER DO PSD DIZ QUE OS SOCIALISTA­S ANDAM NERVOSOS

SANGRAMENT­O NASAL DE RIO É “PERCALÇO QUE ACONTECE DESDE MIÚDO”

o frio do interior com umas ginjinhas e demarcou-se do termo “nazizinho”: “Estou muito grato pelo apoio de Rosa Mota, mas cada um fala por si, eu nunca utilizei essa expressão.”n

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal