Correio da Manhã Weekend

ENTREVISTA “GARANTO QUE O ORÇAMENTO A APRESENTAR NÃO SERÁ O MESMO”

PROBLEMA  Reforço do Serviço Nacional de Saúde e salários são linhas vermelhas para bloquistas ALERTA Cataina Martins considera maiorias absolutas “as mais permeáveis ao poder económico”

- ANDRESA PEREIRA/DIANA CARDOSO

OOrçamento do Estado de 2022 foi chumbado em outubro, mas António Costa já garantiu que se ganhar as Legislativ­as é esse mesmo orçamento que quer ver aprovado. Quem não vai dar novamente a bênção é o Bloco de Esquerda.

“Se o PS não tiver maioria absoluta e o Bloco de Esquerda for a terceira força política garanto-lhe que o orçamento a apresentar não será o mesmo porque

LÍDER BLOQUISTA DIZ QUE SNS “COMEÇA DE FACTO A SER PRIVATIZAD­O”

não vamos ter um orçamento que promete abrir concursos para médicos que ficam vazios, promete dar dinheiro aos cuidadores informais e depois fica todo na gaveta”, disse Catarina Martins em entrevista ao Correio da Manhã e à CMTV.

Quanto a linhas vermelhas, a líder dos bloquistas afirma que são o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os salários. “Não podemos querer recuperar a economia com salários que são cada vez mais frágeis e ter um SNS em que faltam tantos enfermeiro­s, médicos e outros profission­ais e que começa de facto a ser privatizad­o”, disse.

Algo que Catarina Martins também não aceita é a maioria absoluta do PS que António Costa tanto tem pedido. “As maiorias absolutas são as mais permeáveis ao poder económico, os anúncios que nunca se concretiza­m e este poder desmesurad­o sobre alguns setores da economia face a todo o País que tem vindo a desprotege­r quem trabalha. O PS tem uma ambição de maioria absoluta há muito tempo mas, como o próprio António Costa reconhecia há alguns anos, as pessoas em Portugal têm má memória das maiorias absolutas”, criticou a líder bloquista.n

 ?? ?? Catarina Martins, coordenado­ra do Bloco de Esquerda, quer um novo orçamento ao contrário de António Costa
Catarina Martins, coordenado­ra do Bloco de Esquerda, quer um novo orçamento ao contrário de António Costa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal