Correio da Manhã Weekend

Fisco vigia almoço de Pinto da Costa

CASO  Inspetores tributário­s vigiaram encontro de presidente do Porto numa marisqueir­a, em Matosinhos, com Pedro Pinho, Bruno Macedo e Hernâni Antunes, todos suspeitos na investigaç­ão aos negócios do futebol

- ANTÓNIO SÉRGIO AZENHA

OFisco vigiou o almoço de Jorge Nuno Pinto da Costa com três dos principais suspeitos na investigaç­ão do Ministério Público (MP) aos negócios do futebol. O almoço ocorreu numa marisqueir­a, no dia 19 de fevereiro de 2021, em Matosinhos: o presidente do FC Porto almoçou com os agentes desportivo­s Pedro Pinho e Bruno Macedo e com Hernâni Antunes, amigo do acionista da Altice Armando Pereira. Na manhã do mesmo dia, Pinto da Costa reunira, no Estádio do Dragão, com Pinho e Antunes, para convidar este último a investir no empréstimo obrigacion­ista que a Porto SAD iria emitir nesse ano. Antunes poderia investir um milhão de euros, segundo uma escuta entre Pinto da Costa e Pinho (ver infografia).

A vigilância dos inspetores do Fisco ao líder do FC Porto insere-se na estratégia do MP de seguir todos os passos de Pinto da Costa e identifica­r as ligações entre os principais suspeitos nos negócios que terão lesado o FC Porto e beneficiad­o terceiros. Na altura, Pinto da Costa, Pinho, Macedo e Antunes estavam a ser investigad­os no mesmo processo de Luís Filipe Vieira.

Os inspetores tributário­s, que integram a equipa de investigaç­ão no processo Operação ‘Cartão Vermelho’, começaram a recolher imagens dos suspeitos na manhã de 19 de fevereiro. No dia anterior, os investigad­ores ficaram a saber, por escutas a Pinto da Costa e Pinho, que o presidente do FC Porto reuniria na manhã seguinte, no Estádio do Dragão, com Antunes.

Na manhã de 19 de fevereiro, às 11h, os inspetores estavam junto ao Estádio do Dragão: por volta das 12h, registaram imagens da chegada de Antunes, num Porsche Taycan preto, e de Pinho,

num Mercedes S preto.

A reunião com Pinto da Costa durou cerca de uma hora. Pouco depois da 13h, Pinho e Pinto da Costa saíram do Estádio do Dragão, no mesmo Mercedes preto. A seguir, saiu Antunes e seguiu na direção dos anteriores.

Dada a saída simultânea do estádio e conhecendo os hábitos dessas pessoas, os inspetores do Fisco suspeitara­m que tivessem ido almoçar juntos. E localizara­m os carros de Pinho e de Antunes perto do Restaurant­e Esplanada Marisqueir­a A Antiga, em Matosinhos. A eles, juntou-se Macedo.

Macedo, Pinho e Antunes são suspeitos no negócio da aquisição dos direitos televisivo­s, por parte da Altice, ao FC Porto e outros clubes de futebol, em 2016. Numa escuta desse dia com Cláudia Campo, namorada na altura, “Jorge [Nuno] Pinto da Costa diz que está a almoçar com o Pedro, o Sr. Bruno Macedo e o Sr. Hernâni Antunes, estamos aqui a tomar as grandes decisões para o século que vem, para este não há nada a fazer já”. O almoço foi demorado. Por volta das 16h14, os inspetores do Fisco registaram imagens da saída de todos eles do restaurant­e.n

MINISTÉRIO PÚBLICO SEGUE TODOS OS PASSOS DE PINTO DA COSTA

ANTUNES TERÁ SIDO CONVIDADO A INVESTIR EM OBRIGAÇÕES DO PORTO

 ?? ?? lidera FC Porto desde abril de 1982
lidera FC Porto desde abril de 1982
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal