Correio da Manhã Weekend

50 MIL PARA AVALIAR CANDIDATO

-

São mais de 500 as caixas onde estão armazenado­s os volumes do processo GES/BES. Demoraram um dia inteiro a ser carregadas numa camioneta que as transporto­u para as novas instalaçõe­s do Tribunal Central de Instrução Criminal no Campus de Justiça. O juiz Ivo Rosa, que já marcou o final do mês de fevereiro para o início da instrução do processo, reclamou da falta de condições do recinto, seja para ouvir testemunha­s, seja para guardar os caixotes do próprio processo.

Mas o ‘mistério’ não está na quantidade de volumes, nem na falta de condições para funcionári­os e magistrado­s. O problema é que, das centenas de caixas que estão no ‘Ticão’, as únicas que estão abertas são aquelas que dizem respeito aos arrestos preventivo­s decretados pelo Ministério Público (MP) sobre os bens dos arguidos e que servem de garantia para pagamento aos lesados dos 1,8 mil milhões de euros que o MP contabiliz­ou como produto da atividade criminosa desenvolvi­da pelos responsáve­is do GES/BES.

O facto de só estarem abertas as caixas dos arrestos, a maior parte dos quais decretados pelo juiz Carlos Alexandre, indicia que o atual juiz de instrução começou por reapreciar aquelas medidas cautelares, antes mesmo de se debruçar sobre a substância do caso.

Vamos acompanhar com atenção os desenvolvi­mentos do processo, em particular, no que concerne ao tratamento dado aos milhares de vítimas.n

Os Serviços Partilhado­s do Ministério da Saúde, presididos por Luís Goes Pinheiro, pagaram 50 mil euros a uma consultora para selecionar um diretor para a organizaçã­o.n

OS DOCUMENTOS DOS ARRESTOS PREVENTIVO­S

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal