Correio da Manhã Weekend

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Parte do vestuário junto ao pescoço, ou em volta do mesmo. Fenda ou fissura em certos ossos ou estruturas anatómicas. 2. Nome próprio masculino. Colocar ou elevar em frente de algo, de maneira a formar obstáculo. Ermida fora do povoado. 3. Acrónimo de Imposto sobre o Valor Acrescenta­do. O bagaço de que se faz a água-pé. Grande algazarra (fig.). 4. Ação simulada. Fruto da limeira. 5. Acabamento. Título de nobreza mais alto de um reino. 6. Registo escrito de tudo o que foi tratado em reunião ou assembleia.

Pedir com insistênci­a. 7. Auroque. Nome da letra F. Pedidos de auxílio. 8. Segunda época do Paleogénic­o. Dono da casa em relação às pessoas que estão ao seu serviço. Cólera. 9. Qualquer matéria pesada que se coloca no fundo de uma embarcação para assegurar o seu equilíbrio. Exprime alegria, surpresa ou admiração (interj.). 10. O que, numa série, ocupa o centésimo lugar. Causar enjoo a. 11. Serviu-se de. Tocassem apito. 12. Unidade do sistema monetário inglês. Conjunto dos ovos de um peixe. Deseje. 13. Usado geralmente. Que aparece ou existe em pequena quantidade. Colocar algo na posse de alguém. 14. Recipiente para assar. Voz unânime.

VERTICAIS

1. Cinzento-azulado. Equivale a o qual e suas flexões (pron. rel.). Cãozinho de luxo. 2. Escutar. Categoria ou número em que se insere algo ou alguém. Imposto aplicável a transações imobiliári­as (ant.). 3. Qualquer coisa que serve para atar. Vazia. Pequena peça de artilharia semelhante a um morteiro comprido. 4. Flexão feminina de um. Sombrias. 5. Que não se manifesta exteriorme­nte, dissimulad­o. Fileira. 6. Superfície horizontal e plana, mais alta do que o solo que a rodeia. 7. Pancada dos equídeos com as patas traseiras. Cada um dos pequenos orifícios da derme. 8. Causar ódio, mágoa, rancor em alguém ou em si mesmo. Fazer eivas ou manchas em.

9. Adornar. 10. Debaixo de. Substância porosa e leve que provém de um espongiári­o marítimo.

11. Variedade de anfíbola actinolíti­ca. Contr. da prep. a com o art. def. os. 12. Chefe religioso de uma comunidade judaica. Naquele lugar. Que tem asas. 13. Ave palmípede, espécie de pato. Grande quantidade de coisas ou pessoas. Manobrar os remos para impelir a embarcação. 14. Fazer subir (alguma coisa) por meio de cordas. Graça (fig.). Comum, vulgar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal