Correio da Manhã Weekend

MP pede nomes dos membros do gabinete de Aguiar Branco

-

O Ministério Público (MP) solicitou ao Ministério da Defesa, em 2016, que enviasse a lista com os nomes dos membros do gabinete do ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco, em 2014. O MP pediu esta informação depois de Carlos Costa, gestor da Atlantic Eagle (detentora dos Estaleiros do Mondego), ter dito à Polícia Judiciária (PJ) que “o Ministério da Defesa não salvaguard­ou o legítimo interesse público” na venda do ‘Atlântida’.

A lista com o nome dos membros do gabinete de Aguiar Branco foi enviada ao MP pelo gabinete de João Gomes Cravinho, que era o ministro da Defesa em 2016. Nesse ano, na sequência das declaraçõe­s de Carlos Costa à PJ, o Ministério da Defesa foi alvo de buscas no processo da subconcess­ão dos ENVC à West Sea, empresa da Martifer, em que a venda do ‘Atlântida’ era então investigad­a.

Carlos Costa foi ouvido nesse inquérito, como testemunha, em fevereiro de 2016. Foi ele que revelou à PJ que uma empresa sul-coreana, representa­da pela Atlantic Eagle, apresentou aos ENVC uma proposta de compra do navio por 21,34 milhões de euros. Na altura, o gestor afirmou à PJ que, “no seu entender, a decisão então tomada pelo Ministério da Defesa [ver texto abaixo] não salvaguard­ou o legítimo interesse público, pois um navio que poderia ter sido vendido por 23 milhões de euros acabou por ser alienado por uma verba na ordem dos oito milhões de euros”.n

TESTEMUNHA COLOCOU EM CAUSA A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA

 ?? ?? 2
2
 ?? ?? 1 1 O Ministério da Defesa foi alvo de buscas em 2016 2 Aguiar Branco foi ministro da Defesa de 2011 a 2015
1 1 O Ministério da Defesa foi alvo de buscas em 2016 2 Aguiar Branco foi ministro da Defesa de 2011 a 2015

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal