Correio da Manhã Weekend

Refinaria de Sines é a mais poluente

DIÓXIDO DE CARBONO → Principal gás de efeito de estufa LISTA → Setor da refinação domina o ‘top ten’ da poluição

- ROGÉRIO CHAMBEL

ARefinaria de Sines é, pelo segundo ano consecutiv­o, a mais poluente do País (com um aumento de 2,4%), informa a associação ambientali­sta Zero, que divulgou a lista dos 10 maiores poluentes, com base nos dados do registo de emissões associado ao Comércio Europeu de Licenças de Emissão.

A lista é dominada pelo setor da refinação, produção de eletricida­de a partir da queima de gás natural, setor cimenteiro, produção de olefinas e produção de eletricida­de recorrendo a carvão (foi o caso da Central do Pego, que teve de queimar o combustíve­l em stock antes do encerramen­to). No geral, houve uma redução das emissões de dióxido de carbono –principal gás de efeito de estufa causador das alterações climáticas – em 14%, entre 2020 e 2021, de 12,1 para 10,4 milhões de toneladas.

No caso das centrais térmicas que utilizam combustíve­is fósseis, as licenças são compradas em leilão, enquanto noutros setores parte das licenças é oferecida e a restante tem de ser adquirida. Atualmente, cada tonelada de dióxido de carbono emitida custa 83 euros. O recorde foi no dia 7 de fevereiro, com 97 euros.n

 ?? ??
 ?? ?? Refinaria de Sines emitiu no ano passado 2 301 572 toneladas de dióxido de carbono
Refinaria de Sines emitiu no ano passado 2 301 572 toneladas de dióxido de carbono

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal