Correio da Manhã Weekend

Ex-diretor da PJ preparou constituiç­ão de arguido

-

O ex-coordenado­r da Diretoria do Sul da Polícia Judiciária, Luís Mota Carmo, preparou o processo para a recente constituiç­ão de arguido do alemão Christian Brueckner, que é agora considerad­o o principal suspeito do rapto da criança inglesa.

Mota Carmo é procurador do Ministério Público e é o atual coordenado­r da Procurador­ia da República da Comarca de Faro. Segundo o jornal inglês ‘Mirror’, o ex-coordenado­r da PJ “foi o protagonis­ta na decisão de tornar Christian Brueckner como um suspeito formal no inquérito de Madeleine McCann”. Luís Mota Carmo, 60 anos, liderou a PJ no Algarve entre 2009 e 2018. Esteve diretament­e envolvido nas buscas e escavações desenvolvi­das em vários locais da praia da Luz pela polícia inglesa Scotland Yard, em 2014, que foram coordenada­s pelo antigo investigad­or Andy Redwood.

Depois de terminar as comissões de serviço na polícia portuguesa, o magistrado assumiu o controlo do inquérito que está a ser dirigido pelo Departamen­to de Investigaç­ão e Ação Penal de Faro, através da secção de Portimão, e com a coadjuvaçã­o da Polícia Judiciária.

De acordo com o mesmo jornal britânico, foi Mota Carmo que alertou a procurador­a-geral da República, Lucília Gago, para a necessidad­e de se preparar o caminho para uma possível acusação contra Brueckner, caso as autoridade­s alemãs encontrem provas que o liguem ao desapareci­mento de Madeleine.

MAGISTRADO COORDENA A COMARCA DE FARO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

 ?? ?? Luís Mota Carmo (esq., com óculos escuros) e Andy Redwood durante as buscas para encontrar Maddie, em 2014
Luís Mota Carmo (esq., com óculos escuros) e Andy Redwood durante as buscas para encontrar Maddie, em 2014

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal