Correio da Manhã Weekend

O PCP lá vai, ‘Rumo à Derrota’

- EDUARDO CINTRA TORRES ectorres@cmjornal.pt TEXTOS ESCRITOS COM A ANTIGA GRAFIA

OPS não quis que Medina ficasse sozinho na coluna infame dos nomes das autarquias que bufaram informaçõe­s para o regime fascista de Putin e solicitame­nte disponibil­izou ao ‘Expresso’ a manchete sobre o trabalho pidesco da câmara comunista de Setúbal. Fez bem. Grande manchete. O PSD diz que já tinha denunciado o caso lá na Praça de Bocage, mas não percebeu a dimensão nacional, que o PS veio a dar-lhe. Jerónimo de Sousa disse que o objectivo desta denúncia é prejudicar o PCP. É claro que as oposições querem sempre prejudicar quem está no poder, neste caso o PCP em Setúbal. Mas a política é assim, camarada. Não é o que fazes há 50 anos? E só nisso Jerónimo tem razão, porque o caso é repugnante: entregar fragilizad­os refugiados ucranianos em Setúbal a agentes do regime de Putin para recolha de informaçõe­s é pior ou igual — se é que se pode medir o nojo — a entregar ao KGB da Embaixada os nomes dos opositores russos que vivem em Lisboa.

Há outras associaçõe­s com agentes de Putin a ‘colaborar’ com mais autarquias. Isto mostra o nível de desatenção dos nossos serviços de informação, mais interessad­os em espiar portuguese­s para informarem o governo do que em espiar agentes estrangeir­os. A situação é tão absurda — pôr agentes de Putin a interrogar fugidos de Putin — que só se entende pela total falta de sentido de Estado e pela bandalheir­a em que o governo colocou serviços de informaçõe­s e SEF, que está à beira do colapso institucio­nal e não cumpre serviços mínimos. Torna-se fácil ao KGB de Putin colocar agentes a ‘colaborar’ com autarquias. A denúncia do PS em Setúbal fez ricochete: a bandalheir­a de instituiçõ­es dirigidas pelo governo ficou também à vista.

Esta falta de cultura nacional que vigora no país é a mesma que leva canais de TV a contratar militares portuguese­s agentes de Putin mentindo e putinizand­o sobre a Ucrânia. Uma coisa é exercer a liberdade de opinião, outra é exercer a estupidez: entregar ‘comentário’ militar a agentes estrangeir­os é resultado dessa falta de cultura nacional.

A invasão da Ucrânia tem permitido ver como é grande a influência da ditadura russa em Portugal: há extrema-direita apoiando o regime policial e imperial de Putin; e o PCP, amante de Putin por razões que só ele saberá (dissidente­s russos falam de ‘ligação financeira’ a Moscovo), consegue manter um exército de opinadores nas redes sociais favoráveis à invasão, além dos militares na TV. Mas o PCP não muda o rumo da História: se Cunhal escreveu um livro para enganar os comunistas intitulado ‘Rumo à Vitória’, Jerónimo está afanosamen­te a escrever o ‘Rumo à Derrota’.n

A INVASÃO DA UCRÂNIA TEM PERMITIDO VER COMO É GRANDE A INFLUÊNCIA DA DITADURA RUSSA EM PORTUGAL

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal