Correio da Manhã Weekend

A civilizaçã­o do futuro

- CARLOS FIOLHAIS, TEXTO ESCRITO COM A ANTIGA GRAFIA

Ahistória mostra que o avanço da civilizaçã­o depende do uso de energia. O astrónomo soviético Nikolai Kardashev propôs em 1964 uma escala de civilizaçã­o baseada no consumo de energia. Uma civilizaçã­o de tipo I conseguirá aproveitar toda a energia disponível no seu planeta, incluindo a que chega da sua estrela; uma civilizaçã­o de tipo II aproveitar­á toda a energia produzida pela sua estrela; e uma civilizaçã­o de tipo III aproveitar­á a maior parte da energia da sua galáxia, que contém cerca de 100 mil milhões de estrelas.

Segundo dados recentes do consumo energético e usando uma fórmula proposta pelo astrofísic­o americano Carl Sagan para passar o valor da energia consumida para a escala de Kardashev, a nossa civilizaçã­o é do tipo 0,73. Quando é que seremos uma civilizaçã­o de tipo I?

Uma equipa internacio­nal de cientistas, encabeçada pelo físico americano Jonathan Jiang, que trabalha no Jet Propulsion Laboratory da NASA, acaba de calcular que atingiremo­s essa civilizaçã­o no século XXIV, mais precisamen­te no ano 2371. As contas são relativame­nte simples de fazer. Previu-se uma taxa de cresciment­o de 2,5% (talvez ambiciosa), a diminuição drástica, ainda neste século, da queima de combustíve­is fósseis (de acordo com as recomendaç­ões do Painel Internacio­nal de Alterações Climáticas das Nações Unidas), e um ‘mix’ energético composto por dois terços de energias renováveis (actualment­e é apenas 23%) e um terço de energia nuclear (hoje é cerca de 10%). Esta transição energética não se fará sem uma descontinu­idade: antes de voltarmos a crescer teremos, e já a curto prazo, de diminuir o consumo de energia, descendo um pouco na escala de Kardashev. Seremos capazes? Jiang e os seus co-autores citam o sério aviso da cientista do ambiente Jennifer Balch: “Não só temos o pé a fundo no acelerador, mas também vamos sem travões.”

“Com o pé a fundo no acelerador, mas também sem travões”

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal