Correio da Manhã Weekend

Produção em alta

AGRICULTUR­A Ceeja da Penajóia tem montra nos dias 28 e 29 de maio, após dois anos de paragem

- PATRÍCIA MOURA PINTO

Os produtores de cereja falam, satisfeito­s, numa excelente colheita de cereja, este ano, em Lamego. “Começamos a apanhar as primeiras cerejas a 20 de abril. O ano tem corrido muito bem e estamos a colher uma cereja com muita qualidade, a nível de calibre e de paladar, e em grande quantidade”, começa por explicar Ricardo Simões, produtor e presidente da AMIJÓIA - a associação de produtores da cereja da Penajóia.

O clima de uma região sobranceir­a ao rio Douro faz com que esta muito procurada fruta da época tenha um sabor especial que a distingue de outras cerejas produzidas no país. Segundo o produtor, a cereja da Penajóia “é especial devido à sua doçura”, explica Ricardo Simões.

“Tenho produção de cereja há mais de 40 anos. Este ano esperamos que seja um ano de produção excecional”, afirma, por seu turno, António Serrano, produtor de 63 anos.

Após dois anos de suspensão, devido à pandemia de Covid-19, a Montra da Cereja regressa dias 28 e 29 deste mês a Lamego. O município, que organiza a feira, espera que a venda do fruto atinja entre oito a 10 mil quilos, diz José Pinto, vereador da câmara local.n

 ?? ?? Produtores falam em colheita excecional na campanha deste ano
Produtores falam em colheita excecional na campanha deste ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal