Correio da Manhã Weekend

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Terramoto. Variedade de ananás do Brasil. 2. Texto ou conteúdo de um escrito. Depósito de ferro-velho. 3. Que produz pão. Parte saliente. 4. Ter devoção por. Fazer cessar o estado de inatividad­e de certas coisas. Categoria ou número em que se insere algo ou alguém. 5. Doutrina ou sistema que se afasta da crença geral. Base aérea portuguesa. 6. Que não tem febre. Tornar oco.

7. Que some ou desaparece facilmente. Conjunto das plantas de uma região. 8. Modalidade desportiva praticada numa embarcação a remos. Equivale a o qual e suas flexões (pron. rel.). 9. Contr. da prep. em com o art. def. a. Madrugada. 10. Acidez do estômago. Que tem medo ou temor perante uma possível situação de perigo, risco ou dano. 11. Campo que tem cereais semeados. Destroçar. 12. Substância azotada (a morfina, a codeína, a nicotina, etc.) que, combinando-se com os ácidos, forma sais (Quím.). Passado.

13. Impressão que as diferentes variedades de luz (diferentes compriment­os de onda de radiação eletromagn­ética visível) produzem nos órgãos visuais. Ser proprietár­io de. Arco. 14. O que exige o que é devido. Qualquer coisa que serve para atar.

VERTICAIS

1. Conjunto formado pelo móvel usado para dormir, pelo colchão e pela roupa que geralmente o reveste (pl.). Peça de roupa masculina, composta por um casaco com duas abas compridas atrás, usada como traje de cerimónia. 2. Cada um dos artigos de uma exposição escrita, de um contrato, de um regulament­o, etc. Ponta aguçada. Dedicação ardente. 3. Anjo da primeira grandeza. Trem de aluguer. 4. Triturar, trilhar. Mostrar alegria ou divertimen­to. Altar cristão. 5. Designativ­o de dúvida, desprezo ou incredulid­ade (interj.). Paraíso terreal no qual, segundo o Génesis, viveram Adão e Eva. Clarão indeciso que precede o nascer do dia. 6. Lamentar. 7. Aquelas. Lábio. Publico. 8. Burro pequeno, burrinho. Aquiescer. 9. O mesmo que aceite. Sentir vontade de. 10. Animal mamífero, da ordem dos ruminantes, fêmea do bode. Acesso repentino de agitação violenta. 11. Aperta e dá nó em. Gorduroso. Grito de dor ou de alegria. 12. Nome de alguns peixes acantopter­ígios. Hábito de fazer as mesmas coisas ou sempre da mesma maneira. 13. Pôr, usar. Ave palmípede, espécie de pato. 14. Encobriras. Descendênc­ia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal