Correio da Manhã Weekend

Cinquenta anos depois

-

Esta foto é de José Afonso a cantar pela primeira vez o tema ‘Grândola’. Faz 50 anos na próxima terça-feira. Dia 10 de maio.

Foi em Santiago, na Galiza. Portugal e Espanha viviam esmagados por ditaduras. A Galiza com fortes tensões independen­tistas, ditadas pelo garrote de Madrid. Nós tínhamos África para derramar o sangue jovem.

O nobilíssim­o cantautor galego, que nesta foto vemos a mudar a página da letra do ‘Grândola’ (Zeca sempre foi mau de memória), é Benedito Garcia, uma figura da resistênci­a galega, grande amigo de Zeca.

Espanha foi livre no final de 1975, com a morte natural de Franco. Desde aí, ambos os países vivem em regimes democrátic­os. Menos imperfeito o nosso, pois não há questões nacionalis­tas. A democracia espanhola tem como garrote o preceito constituci­onal que dita Espanha como nação única. A realidade de bascos, catalães e galegos aconselha uma república federal.

Portugal deu à luz inúmeros combatente­s pela Liberdade através da arte. No topo estão nomes como Torga, Zeca Afonso, Alegre, Adriano, Hélia Correia, José Jorge Letria, José Mário Branco, Ari dos Santos. E tantos, tantos, que não cabem neste espaço.

Cinquenta anos depois, lembremos que Zeca não foi militante do PCP – havia desconfian­ça mútua. E que a cidade onde repousa – Setúbal - é, por estes dias, palco de uma dança vergonhosa entre PS e PSD. Estão à espera de quê? É a cada setubalens­e que cabe decidir, de novo, em que esquina elege amigos.

PORTUGAL DEU À LUZ

INÚMEROS COMBATENTE­S PELA LIBERDADE

n

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal