Correio da Manhã Weekend

Mais emprego público é risco para Centeno

-

O governador do Banco de Portugal (BDP) afirmou ontem que o País não pode deitar a perder a trajetória de sustentabi­lidade da dívida pública dos últimos anos e mostrou-se preocupado com a dinâmica de cresciment­o do emprego no setor público.

“Há dinâmicas que preocupam, em particular a dinâmica do emprego. O ritmo de cresciment­o do emprego público duplicou no período pandémico face aos anos anteriores. Em média, de 2015 a 2020, tinha crescido 9500 trabalhado­res e este número passou para próximo de 19 mil nos anos da crise pandémica.

Houve um aumento em termos médios anuais de 95% do cresciment­o do emprego público”, afirmou Centeno numa intervençã­o na conferênci­a da Ordem dos Economista­s, em Lisboa.

Segundo o governador, há dinâmicas de cresciment­o do emprego público que se entendem pela crise pandémica, mas “há outras que, a manterem-se, terão consequênc­ias para a sustentabi­lidade das finanças públicas”. No final de março, havia 741 288 trabalhado­res no Estado, mais 2,2% do que no mesmo período de 2021, o valor mais elevado desde 2011.n

GOVERNADOR DO BDP FALA EM PERIGO PARA AS FINANÇAS DO ESTADO

 ?? ?? Governador do BdP diz-se preocupado com a dinâmica de emprego no Estado
Governador do BdP diz-se preocupado com a dinâmica de emprego no Estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal