Correio da Manhã Weekend

Costa anuncia apoio de 50 milhões

-

António Costa anunciou ontem, em Varsóvia, um apoio num valor de até 50 milhões de euros à Polónia para melhorar as capacidade­s desse país no apoio a refugiados ucranianos.

O primeiro-ministro português fez o anúncio após encontro com o homólogo polaco, Mateusz Morawiecki, explicando que se trata de apoio material, que incluirá, entre outras coisas, “casas pré-fabricadas, casas modelares, bens alimentare­s, produtos farmacêuti­cos, roupa e calçado”.

Sobre o montante máximo da ajuda, 50 milhões de euros, Costa referiu que “esses são os fundos disponívei­s para mobilizar para esse esforço humanitári­o através da Polónia”.

Perante Morawiecki, o líder português garantiu que Portugal se sente igualmente próximo da Polónia e da Ucrânia, pelo que garantiu que “a Polónia pode contar com todo o nosso apoio nesse esforço para ajuda humanitári­a aos refugiados ucranianos”. Costa visitou depois o Estádio Nacional de Varsóvia, onde foi instalado o maior centro de acolhiment­o de refugiados, que já recebeu cerca de 3,6 milhões de ucranianos.

Nos inúmeros balcões de atendiment­os instalados no estádio está disponível um folheto da Segurança Social portuguesa,

POLÓNIA RECEBEU DO PM PORTUGUÊS GARANTIA DE SOLIDARIED­ADE E APOIO

escrito em ucraniano e polaco, para informar quem decida procurar apoio no nosso país. Costa salientou que Portugal já recebeu 36 mil ucranianos e reiterou que está aberto a apoiar a Polónia. Espera desse país, frisou, “uma lista das necessidad­es efetivas”, a fim de avaliar a resposta possível.

 ?? ?? Costa cumpriment­a o homólogo polaco, Mateusz Morawiecki, em Varsóvia
Costa cumpriment­a o homólogo polaco, Mateusz Morawiecki, em Varsóvia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal