Correio da Manhã Weekend

Portugal é o segundo país com mais casos

OMS  Organizaçã­o Mundial de Saúde reúne de emergência e avalia potencial risco de pandemia. Um em cada quatro doentes no Mundo vivem em Lisboa. DGS já confirmou 23 infetados no País

- JOÃO SARAMAGO

Oaumento de casos de varíola dos macacos no Mundo levou a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) a convocar uma reunião de emergência. Em Portugal, que está no topo dos países com mais diagnóstic­os (na segunda posição), há o registo de 23 infetados na Grande Lisboa. A doença, endémica em África, está já presente em mais de dez países fora daquele continente. Em todo o Mundo, 100 já testaram positivo - um em cada quatro são portuguese­s.

O Grupo Consultivo Estratégic­o e Técnico sobre Riscos Infeccioso­s

AUTORIDADE­S DE SAÚDE GARANTE QUE HÁ VACINAS NA RESERVA NACIONAL

com Potencial de Pandemia e Epidemia observa agora a evolução da doença, nomeadamen­te em Portugal, para depois aconselhar a OMS, ponderando o risco de infeção, que pode representa­r uma ameaça à saúde global.

Ao Correio da Manhã, a Direção Geral da Saúde (DGS) confirmou que “está em contacto direto com o Infarmed, com peritos nacionais e instituiçõ­es internacio­nais como a OMS, a fim de ser definida a melhor estratégia de controlo deste surto”. A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, explicou que se está “a ver se é pertinente ou não ter a vacina de 3ª geração”.

Por Sua vez, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, garantiu já: “Temos vacinas para a varíola na nossa reserva estratégic­a nacional e portanto estamos protegidos em relação a essa matéria”. No Reino Unido, o secretário de Saúde britânico, Sajid Javid, avançou que vai “adquirir mais vacinas ”. Milhares de doses foram encomendas por Espanha (que comanda os casos) e EUA.n

 ?? ?? Direção-Geral da Saúde confirmou 23 casos. Autoridade está em contacto com organismos internacio­nais
Direção-Geral da Saúde confirmou 23 casos. Autoridade está em contacto com organismos internacio­nais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal