Correio da Manhã Weekend

Medina alerta famílias para subida dos juros

- ANDRESA PEREIRA FINANÇAS OBJETIVO

Tanto sindicatos como alguns partidos têm vindo a alertar para a perda de poder de compra dos portuguese­s devido à escalada da inflação. Agora, foi o próprio ministro das Finanças que deixou o alerta às famílias, antevendo a subida das taxas de juro.

“O ritmo e a forma não está nas nossas mãos decidir. Mas a medida que melhor protegerá a capacidade de investimen­to é cuidarmos dos ganhos que conseguirm­os obter nos juros que a República é obrigada a suportar, porque encadeia no sistema financeiro, nas empresas e nas famílias, sempre ligados a este indexante”, disse Fernando Medina.

“SERIA BOM RECUPERAR OS PRIMEIROS ACORDOS DE CONCERTAÇíO”

O governante sublinhou ainda o necessário reforço da negociação coletiva para haver um ajustament­o dos salários ao cresciment­o dos preços. “É desejável, de forma a ancorar a inflação ao mesmo tempo que se promove a valorizaçã­o salarial, consumo e investimen­to. Seria bom recuar e recuperar da história os primeiros acordos de concertaçã­o que o país celebrou nos anos 80 e início dos anos 90”, explicou.

O ministro das Finanças deixou ainda claro que o seu objetivo principal continua a ser a rápida redução da dívida pública. “Apesar de as regras orçamentai­s estarem suspensas pela Comissão Europeia, a intenção é, não abrandar, mas acelerar a descida da dívida e tirar Portugal do ‘top’ dos países com maior dívida pública, melhorando de forma decisiva as condições de manutenção do poder de compra”, acrescento­u.n

 ?? ?? Fernando Medina diz que, mesmo com as regras orçamentai­s suspensas, está focado em reduzir a dívida pública
Fernando Medina diz que, mesmo com as regras orçamentai­s suspensas, está focado em reduzir a dívida pública
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal