Correio da Manhã Weekend

Macron anuncia novo governo

- F. J. GONÇALVES

Aarquidioc­ese de Santa Fé, no Novo México, uma das mais antigas dos EUA, aceitou um acordo extrajudic­ial que a obriga a pagar quase 115 milhões de euros a mais de 350 pessoas que apresentar­am queixa por abusos sexuais de sacerdotes. Ao todo há 74 sacerdotes envolvidos.

A arquidioce­se tentou evitar os pagamentos declarando insolvênci­a, mas acabou por aceitar um acordo no qual paga dos seus cofres 71 milhões de euros e cinco companhias de seguros e

GRAVIDADE DA SITUAÇÃO NOS EUA LEVOU BENTO XVI A PEDIR DESCULPA EM 2008

várias entidades católicas avançam o valor remanescen­te.

Numa carta aos paroquiano­s, a arquidioce­se salientou que a Igreja “leva muito a sério a sua responsabi­lidade para garantir que os sobreviven­tes de abusos sexuais são compensado­s com justiça pelo sofrimento que padeceram” e sublinhou que “os que sofreram abusos sexuais serão sempre uma prioridade” da arquidioce­se de Santa Fé.

Refira-se que várias das vítimas contemplad­as neste caso já faleceram, pelo que serão as famílias a receber os valores constantes do acordo, no qual é contemplad­a igualmente a entrega de um arquivo documentan­do os abusos.

Os valores em causa tornam o acordo um dos mais avultados de sempre nos EUA. Em abril, a diocese de Camden, Nova Jérsia, tinha aceitado pagar 82 milhões de euros a 300 vítimas de abusos.

A situação na Igreja Católica dos EUA é tão grave e dura há tantasdéca­das que o Papa Bento XVIpediu perdão por ela em 2008, durante visita a Washington e Nova Iorque.n Após semanas de reflexão, o Presidente francês, Emmanuel Macron, formou um governo liderado pela PM Elisabeth Borne e com forte presença feminina noutros cargos, como a MNE, Catherine Colonna, a ministra da Cultura, Rima Abdul Malak, e a porta-voz do executivo, Olivia Grégoire.

Mas os cargos-chave da Economia e do Interior são entregues a homens, respetivam­ente, Bruno Le Maire e Gérald Darmanin.n

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal